Psicologia Emocional: Organize seu Próximo Projeto-Empreendimento com o Método FORMA-CONFRONTO-DESEMPENHO

Por Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho

Entender de pessoas é fundamental para um bom gerenciamento de projetos. O Gerente de Projetos deve ter um profundo conhecimento da sua equipe. Ele deve ter empatia para conquistar sua equipe, com o objetivo de alcançar resultados extraordinários.

Pesquisas mostram que os gerentes de projeto bem-sucedidos utilizam certas habilidades essenciais de modo consistente e efetivo. Eles se destacam ao demonstrar habilidades de relacionamento e comunicação superiores sem deixar de manter uma atitude positiva [PMI, 2015].

Baseado nas habilidades interpessoais – pilares de relacionamento humano o gerente de projetos deve estar preparado para conduzir o projeto, com maestria, com uma abordagem inteligente em cada situação.

Por que então alguns gerentes de projeto têm mais dificuldade que outros para conduzir projetos similares?

Exatamente por isso, é que estudiosos e psicólogos começaram a estudar o comportamento humano e o quanto esses relacionamentos interferiam no resultado de um projeto, que resultou em um termo novo da psicologia emocional.

Eu acredito que o Método FORMA-CONFRONTO-DESEMPENHO pode contribuir para aumentar as chances de sucesso dos nossos projetos.

Segundo Bruce Tuckman (Apud PINK, 2018), as equipes de projetos se formam em quatro estágios: FORMAR, CONFRONTAR, NORMATIZAR E DESEMPENHAR. Por outro lado, GERSICK (Apud PINK, 2018) combinou partes do modelo de Tckman em três fases.

Fase um: Formar e Controlar. No início da formação da equipe do projeto, muitas vezes existem um mínimo de conflitos. O Gerente de Projetos deve aproveitar essa fase para estabelecer as regras básicas, com base na cultura da empresa na qual será beneficiada com a execução do projeto. É natural, que na medida em que o projeto avança começam a surgir os conflitos da equipe.

No kickoff, início do projeto, certifique de que todos os participantes tenham voz, que as expectativas sejam alinhadas e que todos os membros possam se sentir útil.

Lembre-se de informar a sua equipe qual será o desempenho ideal, esperado por você. Peça aos membros da equipe que reflitam por um momento qual será o seu papel no projeto e que respeitem os papéis de cada um, então, nessa hora peça para equipe imaginar quem será ajudado com o trabalho da equipe e quais serão os benefícios que o projeto trará para empresa ou a pessoa que solicitou o projeto.

Fase dois: Meio do Projeto – Ponto médio. Depois da fase inicial do projeto é provável que a equipe ainda não tenha concretizado muita coisa. Dessa forma, utilize o ponto médio do projeto – para estabelecer o rumo e acelerar o ritmo.

Segundo Ayelet Fishbach, da Universidade de Chicago (Apud PINK, 2018), descobriu que quando uma equipe de projeto é muito comprometida em atingir um objetivo, nessa fase do projeto você deve enfatizar o trabalho que falta fazer para conclusão do projeto. Mas, quando a equipe é pouco comprometida, é mais sensato enfatizar o progresso do projeto, isto é. dando-se ênfase o que já foi feito, mesmo que o progresso do projeto não seja muito significativo.

Descubra qual é o nível de comprometimento da sua equipe e proceda de acordo com ele.

Fase três: Desempenhar. Nesta etapa do projeto, geralmente, os membros da equipe estão motivados confiantes em atingir a meta. Também, nessa fase do projeto é onde existe o menor índice de conflitos.

Considerações Finais

O propósito da inteligência emocional é o aumento da capacidade de desenvolvimento da equipe do projeto, criando um ambiente adequado para o alcance dos objetivos do projeto.

Quando se utiliza inteligência e psicologia emocional, somos mais assertivos, principalmente, ao lidar com gerenciamento de conflitos e trabalho em equipe.

Portanto, o conhecimento do Método FORMA-CONFRONTO-DESEMPENHO pode ser utilizado de forma a gerar benefícios, nos ajudar para atingir os melhores resultados nos nossos projetos.

Agora, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos veja o meu artigo. Por que o Gerenciamento de Projetos é um Fator de Sucesso nas Organizações?

Autor

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; e Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena a 17ª Turma do MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 39ª Turma.

Contatos do autor

(85) 9.9921-1675

E-mail: [email protected]

Referências

Project Management Institute. 2015. White Paper, Complexity Management for Projects, Programmes, and Portfolios: An Engineering Systems Perspective, March 2015. Newtown Square, PA: Author.

PINK, H. Daniel. QUANDO – os segredos científicos do timing perfeito. Objetiva. 2018.