Por que alguns fatores são decisivos para o sucesso de uma organização/empresa e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento do negócio? Um desses fatores é sem dúvida o Gerenciamento de Projetos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.
Os fatores de sucesso de uma organização devem e precisam ser encontrados por meio de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.
Todavia, um dos fatores que contribui decisivamente para o sucesso de uma organização é o uso do Gerenciamento de Projetos de maneira profissional. O PMI® – Instituto de Gerenciamento de Projetos (www.pmi.org), há 49 anos vem estudando e tabulando a as melhores práticas efetivas do Gerenciamento de Projetos para o sucesso das organizações.
A importância do Gerenciamento de Projetos para as organizações está em crescente valorização no mercado atual.
Exatamente por isso, o Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades,
ferramentas; técnicas às atividades do projeto-empreendimento a fim de cumprir os seus
objetivos (PMMBOK®, 2017).
O Gerenciamento de Projetos eficiente ocorre pela aplicação e integração apropriadas dos “processos
de gerenciamento de projetos” (PMI®, 2017).
Nessa nova versão do PMBOK® 6a Edição ficou evidente a importância do Gerente de
Projetos (GP) no sucesso ou no fracasso de um empreendimento-projeto. Isso reforça a
necessidade do GP desenvolver e aprimorar suas habilidades de liderança e Habilidades
Interpessoais, a saber: HABILIDADES DE LIDERANÇA e HABILIDADES INTERPESSOAIS E DE EQUIPE.
Uma forma para você vivenciar e desenvolver as habilidades de liderança e habilidades interpessoais é fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos em que você terá oportunidade de vivenciar as técnicas e ferramentas do gerenciamento de projetos na prática. Veja a seguir o que é habilidades de liderança.
1. HABILIDADES DE LIDERANÇA
O Gerente de Projetos deve desenvolver Habilidades de Liderança. Ele tem obrigação de
estudar e compreender os comportamentos e as motivações das pessoas. Porque o sucesso ou o
fracasso do projeto está ligado diretamente as pessoas da equipe do projeto.
O gerente de projetos deve se esforçar para ser um bom líder, porque a liderança é crucial para o
sucesso dos projetos nas organizações.
O gerente de projetos deve aplicar suas habilidades e qualidades de liderança trabalhando com
todas as partes interessadas do projeto, principalmente, a equipe do projeto, a equipe da diretoria
e os patrocinadores do projeto (donos do projeto).
1.1 COMPARAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E GERENCIAMENTO
As palavras “liderança” e “gerenciamento” muitas vezes são usadas indistintamente.
Entretanto, essas palavras não são sinônimas. A palavra GERENCIAMENTO está mais
associada a orientar as pessoas a fazerem algo, com o uso de um conjunto de métodos
conhecidos. Por outro lado, LIDERANÇA é a arte de comandar pessoas, atrair seguidores e
influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma
natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de
poder.
A Tabela 1 compara “gerenciamento” e “liderança” em vários níveis de
importância. Destaca-se que “Gerenciamento” tem “foco em sistemas e estrutura”, “apoia-se
em controle”, “foco em questões operacionais” enquanto que a “Liderança” tem “foco em
relacionamentos com pessoas”, pretende “Inspirar a confiança” e o foco está na “visão,
motivação e inspiração”.
Tabela 1 – Comparação entre Gerenciamento e Liderança de Equipe
Fonte: PMBOK® 6a Edição.
O Gerente de Projeto precisa empregar a liderança e o gerenciamento para alcançar o sucesso do projeto-empreendimento.
Pesquisas descrevem inúmeros estilos de liderança possíveis de serem adotados pelo gerente de projetos (PMI®, 2017). Alguns exemplos:
- LAISSEZ-FAIRE, o gerente de projetos permite que a equipe tome suas próprias decisões;
- LÍDER SERVIDOR, o gerente de projetos demonstra compromisso de servir e colocar as outras pessoas em primeiro lugar;
- CARISMÁTICO, o gerente de projetos é capaz de inspirar, entusiasmar, e é autoconfiante.
1.2 FUNÇÃO DO GERENTE DE PROJETOS
Antes de falar sobre a função do Gerente de Projetos, é importante definir o que são funções-chave. Isto é, funções-chave são as posições dentro da organização que contribuem altamente com a estratégia e com o desempenho da organização. Todos os cargos na empresa são importantes, mas, nem todos as posições são estratégicas.
Os principais objetivos das funções-chave são:
1. Contribuir para aumentar de forma significativa, a probabilidade de atingir a estratégia do negócio.
2. Criar valor e contribuir para o aumento das receitas ou redução dos custos para a organização.
3. Impactar os clientes da empresa e a imagem da organização.
Importante assinalar que as funções-chave não são determinadas pela atribuição hierárquica, isto é, um gerente de projetos ou um analista podem ser estratégicos, em uma determinada diretoria tornando-se a chave para o sucesso do negócio.
De acordo com o PMBOK 6a Edição, a função do Gerente de Projetos é dupla, a saber:
- Primeira, desempenhar uma função-chave e assegurar o alinhamento dos objetivos e resultados do projeto com a estratégia da organização. Assim, os gerentes de projetos contribuem para a integração e a execução da estratégia da organização.
- Segunda, ser responsável por orientar a equipe de trabalho para focar no que é realmente essencial no nível de projeto. Isso é obtido por meio da integração dos processos, do conhecimento e das pessoas.
Na minha humilde opinião saber fazer a integração de todas as partes do projeto é uma habilidade essencial para gerentes de projetos.
1.3 FORMAS DE GERENCIAR PROJETOS
De acordo com o PMBOK 6ª Edição, existem diversas formas de gerenciar um projeto, e a metodologia selecionada, em geral, depende das características específicas do projeto ou da organização como porte, nível de complexidade e cultura organizacional.
É evidente que as habilidades pessoais e capacidades do Gerente de Projetos estão intrinsicamente relacionadas com a maneira em que o projeto é gerenciado.
O Gerente de Projetos deve se esforçar para se tornar proficiente em todas as áreas de conhecimento de projetos, a saber:
- Gerenciamento da integração do projeto
- Gerenciamento do escopo do projeto
- Gerenciamento do cronograma do projeto
- Gerenciamento dos custos do projeto
- Gerenciamento da qualidade do projeto
- Gerenciamento dos recursos do projeto
- Gerenciamento das comunicações do projeto
- Gerenciamento dos riscos do projeto
- Gerenciamento das aquisições do projeto
- Gestão das partes interessadas do projeto
Por conseguinte, é a capacidade do Gerente de Projetos de integrar os processos nessas Áreas de Conhecimento que possibilita alcançar os resultados esperados do projeto.
1.4 GERENTE DE PROJETOS EFICAZ
O gerenciamento de projetos eficaz ajuda indivíduos, grupos e organizações públicas e privadas a:
- Cumprirem os objetivos do negócio;
- Satisfazerem as expectativas das partes interessadas;
- Serem mais previsíveis;
- Aumentarem as chances de sucesso;
- Resolverem problemas e questões;
- Responderem a riscos em tempo hábil;
- Otimizar o uso dos recursos organizacionais;
- Gerenciarem restrições, por exemplo, escopo, qualidade, cronograma, custos e recursos.
1.5 INFLUÊNCIAS NO SUCESSO DO GERENCIAMENTO DO PROJETO
Os projetos existem e operam em ambientes que podem ter influência sobre eles. Essas influências podem ter um impacto positivo ou negativo sobre o projeto. O PMBOK destaca duas importantes categorias de influencias: os FATORES AMBIENTAIS DAS EMPRESAS (FAEs) e os ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (APOs).
Os FAEs originam-se no ambiente externo do projeto e, muitas vezes, externo à empresa. Por exemplo, um órgão governamental, que impõe restrições legais, pode ter impacto no projeto. Isso quer dizer que o Gerente de Projetos não tem como alterar essas influências dos FAEs e deve se adaptar a elas. Um conjunto dos FAEs são: a cultura organizacional, a estrutura e a governança interna da organização. Exemplos dos FAEs: a missão da organização, valores, crenças, normas culturais e relacionamentos de autoridades.
Já os APOs são internos à organização. Podem ter origem na própria empresa. Por exemplo, a experiência da empresa em um determinado conhecimento, ou experiência em Gerenciamento de Projetos, modelos, informações de projetos anteriores e repositório de lições aprendidas. A Figura 1 apresenta a estruturação das influências de projetos nos FAEs e nos APOs.
1.6 ESFERA DE INFLUÊNCIA DO GERENTE DE PROJETOS
Os gerentes de projetos cumprem inúmeras funções em sua esfera de influência. Essas funções refletem as capacidades do gerente de projetos e representam o valor e as contribuições da profissão de gerenciamento de projetos, conforme mostra a Figura1.
Figura 1: Influências do Projeto.
Fonte: PMBOK 6a Edição.
1.7 QUALIDADES E HABILIDADES DE UM LÍDER
Pesquisas demonstram que as qualidades e as habilidades de um líder incluem, mas, não estão limitadas a:
- Ser um visionário, ser capaz de sonhar e traduzir os sonhos a outras pessoas. Uma pessoa visionária é aquela que vê a frente, que enxerga oportunidades onde ninguém vê; que antecipa o futuro; cria ideias inovadoras e transforma isso em tendências, aquelas que apenas elas veem, em realidade. Veja um exemplo de duas pessoas visionárias: Reed Hastings e Marc Randolph, criadores do Netflix: provedora de filmes e séries por streaming. É bem provável, que alguém tenha tido a mesma ideia antes deles, entretanto, uma ideia só tem valor depois de implementa e validada.
- Ser otimista e positivo. Segundo Cesár Romão, otimismo não é somente uma emoção que retrata positivismo. A maioria das pessoas é positivista e não otimista. Pessoas otimistas são aquelas que possuem e pesquisam o maior número de informações possíveis sobre um determinado assunto que requer decisão para ser colocado em prática. Positivistas só acreditam que dará certo, otimistas fazem dar certo. Otimismo é uma competência que pode ser desenvolvida com uma metodologia de crescer nas avaliações que faz sobre a vida e seus desafios.
- Gerenciar relacionamentos e conflitos por meio de:
- Construção de confiança;
- Busca de consenso;
- Balanceamento de metas concorrentes e opostas;
- Aplicação de habilidades de persuasão, e resolução de conflitos;
- Desenvolver e aplicar constantemente a perspicácia política.
- Comunicação:
- Dedicar tempo suficiente comunicando-se. Pesquisas mostram que os melhores gerentes de projetos despendem cerca de 90% do tempo comunicando-se;
- Aceitar feedback de forma positiva;
- Saber perguntar e ouvir.
- Reconhecimento aos outros quando devido;
- Ser um aprendiz por toda a vida, orientado aos resultados e à ação.
1.8 O QUE O LÍDER DEVE FAZER PARA LIDAR COM A POLÍTICA ORGANIZACIONAL
A liderança e o Gerenciamento de Projetos tratam, em última análise, de ser capaz de fazer o que é preciso.
Quanto melhor for o entendimento do gerente de projetos a respeito da política e seus elementos sobre o modus operandi da organização, maior a probabilidade de sucesso.
É também papel do Gerente de Projetos exercer o poder com responsabilidade, ser sensível e respeitar as outras pessoas.
O poder, quase sempre, apoia-se na percepção de outras pessoas sobre o líder. É essencial para os gerentes de projetos terem consciência dos seus relacionamentos com as outras pessoas.
Os mais destacados gerentes de projetos são proativos e intencionais quando se trata do poder. Esses gerentes de projetos trabalham para adquirir o poder e a autoridade de que necessitam dentro dos limites das políticas organizacionais, dos protocolos e procedimentos, em lugar de aguardar que esses lhe sejam concedidos.
2 HABILIDADES INTERPESSOAIS E DE EQUIPE
Habilidades Interpessoais configura-se na capacidade de uma pessoa se relacionar bem com outras pessoas e gerar resultados positivos dessas conexões. Tais interações constroem relacionamentos sólidos, uma comunicação clara e eficiente, comportamento ético e formação de equipes de trabalho eficazes.
No Gerenciamento de Projetos, desenvolver habilidades interpessoais é fundamental, pois direciona os indivíduos a trabalharem em conjunto e os torna mais aptos a atingirem objetivos do projeto.
As habilidades interpessoais e de equipe que podem ser usadas no Gerenciamento de Projetos, destacam-se:
- Gerenciamento de conflitos. Os conflitos são inevitáveis em um ambiente de projetos. As origens dos conflitos incluem recursos escassos, prioridades de cronograma e estilos de trabalhos pessoais. O êxito dos gerentes de projetos no gerenciamento das suas equipes de projetos geralmente depende de suas capacidades para solucionar conflitos. Os fatores que influenciam os métodos de resolução de conflitos incluem:
- Importância e intensidade do conflito;
- Poder relativo das pessoas envolvidas no conflito;
- Importância de manter um bom relacionamento.
- Facilitação. É a capacidade de orientar eficazmente uma tarefa de grupo para uma decisão, solução ou conclusão bem-sucedida.
- Gerenciamento de Reuniões. O gerenciamento de reuniões inclui preparar a agenda, garantir que um representante de cada grupo das partes interessadas seja convidado, preparar e enviar as minutas, bem como ações de acompanhamento.
- Tomada de decisões. Envolve a capacidade para negociar e influenciar a organização e a equipe de gerenciamento do projeto. Algumas diretrizes para o processo decisório incluem:
- Foco nas metas que devem ser alcançadas;
- Seguir um processo para a tomada de decisões;
- Estudar os fatores ambientais;
- Analisar as informações disponíveis;
- Estimular a criatividade da equipe; e
- Considerar os riscos.
- Inteligência Emocional. É a capacidade para identificar, avaliar e gerenciar suas próprias emoções e as de outras pessoas. Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
- Influência. A chamada influência social consiste na ação de fazer com que uma pessoa ou um grupo aja ou pense de um modo diferente do habitual, seguindo atitudes que eram desconhecidas ou desconsideradas pelas pessoas que foram influenciadas. Com a influência social, por exemplo, as pessoas aprendem a identificar o modo de se comportar, quais roupas vestir ou o modo de se expressar, dependendo do ambiente em que estão. Tudo isso graças a influência sofrida a partir dos demais membros desses grupos. As principais habilidades de influência incluem:
- Capacidade de persuasão;
- Articular claramente pontos e posições;
- Coletar informações relevantes para abordar questões e alcançar acordos, mantendo a confiança mútua.
- Escuta ativa. Ajuda a reduzir mal-entendidos e melhora a comunicação e o compartilhamento de conhecimentos.
- Liderança. Os projetos bem-sucedidos requerem líderes com fortes habilidades de liderança. É especialmente importante inspirar a equipe do projeto a alcançar o alto desempenho.
- Rede de Relacionamentos. A rede de relacionamentos permite o estabelecimento de conexões e relações informais entre as partes interessadas do projeto e cria condições para compartilhar conhecimento tácito e explícito.
- Consciência política. Ajuda o gerente de projeto a planejar comunicações com base no ambiente do projeto, bem como no ambiente da organização.
- Consciência cultural. É um entendimento das diferenças entre indivíduos, grupos e organizações e adaptação da estratégia de comunicação do projeto no contexto dessas diferenças.
- Avaliação de estilos de comunicação. É uma técnica usada para avaliar os estilos de comunicação e identificar o método, formato e conteúdo de comunicação para as atividades planejadas.
- Negociação. É usada para obter apoio ou acordo ao trabalho de projetos ou seus resultados para solucionar conflitos dentro da equipe ou com outras partes interessadas.
- Observação/conversação. São usadas para manter-se atualizado em relação ao trabalho e atitudes dos membros da equipe do projeto e outras partes interessadas.
- Construção de equipes. É realizar atividades que aprimorem as relações sociais na equipe, e desenvolvam um ambiente de trabalho colaborativo e cooperativo. O objetivo das atividades de construção da equipe é ajudar membros individuais da equipe a trabalhar juntos de maneira eficaz. O gerente de projetos deve monitorar continuamente a funcionalidade e o desempenho da equipe para determinar se são necessárias quaisquer ações para prevenir ou corrigir diversos problemas da equipe.
3 FORMAÇÃO DO GERENTE DE PROJETOS
A carreira de Gerente de projetos está cada vez mais ganhando projeção no Brasil. Na Europa e nos EUA essa profissão está consolidada há mais de duas décadas. A demanda por esse profissional vem se acentuando de forma que já se reflete na busca pelos treinamentos de Preparação para as Certificações PMP®-Gerente de Projetos Profissional e CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos® . Também, existe uma grande procura pelos MBAs em Gerência de Projetos.
O Gerenciamento de Projetos está em tudo: no planejamento de uma viagem, na organização de um casamento, na estratégia de uma marca, nos processos de uma empresa global.
Atualmente, os setores que mais demandam profissionais com as certificações em Gerenciamento de Projetos são as áreas de: tecnologia da informação, engenharias, arquitetura e administração.
Ter uma certificação em Gerenciamento de Projetos, por exemplo, tornou-se um fator de diferenciação para se conseguir as melhores vagas no mercado atual.
O Gerente de Projetos, afinal, pode estar inserido nas diversas equipes ou, em empresas com maior estruturação, dedicado exclusivamente a um time de Projetos. Para além do que o título dessa função transmite, o Gerente de Projetos é um profissional que tem conhecimentos e técnicas para a execução de projetos de forma eficiente, eficaz e efetiva.
Conforme o PMI®, na atual conjuntura econômica, o Gerente de Projetos deverá desempenhar um papel estratégico para as organizações, permitindo que se faça um alinhamento dos resultados dos projetos com os objetivos do negócio.
O que faz o gerente de projetos? Ele deve promover um elo de harmonia entre todas as pessoas do projeto, permitindo que, por meio de processos, ferramentas & técnicas, e muita relação interpessoal, o produto final seja construído conforme as expectativas, desejos e anseios de quem demanda o projeto.
Conforme Otávio Frota, Superintendente de Gestão e Serviços Compartilhados da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, a rotina de um gerente de projetos pode variar conforme a demanda. “Cada projeto tem sua própria história e sua própria necessidade. O profissional deve conduzir cada projeto de forma adequada, garantindo que as principais restrições/limitações do projeto: escopo, custos, cronograma e qualidade, estejam de acordo com as expectativas”, explica. Para ele, o mais satisfatório de atuar na área é o sentimento de realização quando um projeto é finalizado com sucesso.
Qual a remuneração de um Gerente de Projetos Certificado?
Conforme os dados das oportunidades divulgadas no Guia Salarial de TI 2018, a faixa salarial oferecida para profissionais de nível Júnior, com a certificação CAPM® varia de R$ 4.000,00 a R$ 6.000.00. Já para os cargos Sênior, que exige a Certificação PMP® os salários podem variar de R$ 7.000,00 a R$ 17.000,00.
As bolsas de estágio divulgadas para os profissionais com a Certificação CAPM® ficam em torno R$ 900,00.
É importante que o Gerente de Projetos procure cursos específicos para ampliar seus conhecimentos. O conhecimento empírico é importante, mas, não suficiente para conduzir da melhor forma os projetos. Independente da “escola” de gestão escolhida é fundamental que o GP amplifique suas capacidades de síntese, raciocínio lógico, e comunicação interpessoal. Além de conhecimento técnico, é fundamental que o profissional tenha foco e que seja um real companheiro e integrador da equipe do projeto. Ou seja, é importante que o GP saiba trabalhar em equipe e tenha empatia com as questões dos colegas e dos clientes. O perfil inovador também é muito buscado para que sua participação traga novas metodologias e esteja em constante busca por aprendizado.
Em muitas empresas, o GP precisará trabalhar de forma auto gerenciável, liderando iniciativas, sugerindo mudanças. É preciso se identificar com esse papel de profissional estratégico e proativo.
O mercado de trabalho do Gerente de Projetos é praticamente todo ramo da economia e pode apresentar oportunidades para quem estiver preparado. Qualquer empresa que necessite criar algum produto ou serviço pode contar com um GP para conduzir de forma mais adequada. Seja uma plataforma de petróleo, um protótipo de carro, a implantação de novos softwares, ou novos processos financeiros.
De acordo com o site do PMI®, um quinto do PIB mundial é gasto em projetos. No Brasil, esse valor representa 30% da força de trabalho. Acredita-se, portanto, que existe uma grande demanda por gerentes de projetos qualificados e certificados.
O cargo de Gerente de Projetos pode ser assumido por profissionais de formações diversas. No entanto, conforme for evoluindo na carreira – e dependendo da maturidade da empresa em gestão de projetos – o gerente de projetos pode assumir uma posição de gerente de portfólio -projetos estratégicos da organização ou até de gerente do escritório de projetos PMO – que tem como função dar suporte aos projetos e suas equipes.
Na formação Gerente de Projetos Padrão PMI® você aprende a administrar projetos utilizando as principais técnicas e conceitos do que estão no Guia PMBOK®. E, com o conhecimento adquirido, você irá se tornar um profissional capacitado para atuar na carreira de gestão de projetos, especialmente em posições que valorizem o padrão e as certificações CAPM® e PMP® do PMI®.
Atualmente, o Gerenciamento de Projetos complexos é um dos grandes desafios das empresas. Na medida em que o mercado se torna cada vez mais competitivo, menor é a margem para erros. Os padrões de gestão de projetos são ferramentas para minimizar as chances de erros e atrasos.
Um gerente formado no Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr conhece as melhores práticas, e toma conhecimento das ferramentas certas. Com a formação em Gerenciamento de Projetos ele é capaz de tomar decisões assertivas, alinhadas às necessidades das organizações.
Atualmente, as áreas que estão com as maiores demandas de gerentes de projetos certificados são: engenharia, tecnologia da informação, administração e economia.
A formação do MBA em Gerência de Projetos tem uma carga horária de 360 horas, é composta por dez áreas de conhecimento do PMBOK®, além das disciplinas de Planejamento Estratégico em Projetos e Marketing Pessoal. As aulas são ministradas para turmas reduzidas e por professores certificados.
Para os profissionais que já tenham muitas experiências em Gerenciamento de Projetos, o ideal é fazer um Treinamento de Preparação para as Certificações PMP® e CAPM® de 40 horas no Instituto BSBr que tem larga experiência na formação e preparação para esses exames. Oferece um treinamento que conta com material didático em português, incluindo apostila. Além disso, você ainda pode realizar simulados e acessar um vasto material de apoio online. Terá direito aos seguintes Bônus: Software com Mapa Mental do Guia PMBOK 6ª, Orientações Psicológicas para Passar no Exame, Resumo do Guia PMBOK 6ª Edição, Simulados dos Exames de Certificação PMP/CAPM, Mapa de Processos do Guia PMBOK 6ª Edição em Cores, Pacote de Orientações no Preenchimento da Elegibilidade para os exames.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nos últimos anos, com a profissionalização e o aumento da importância do Gerenciamento de Projetos nas empresas, há um maior investimento na formação do Gerente de Projetos. O Gerenciamento de Projetos tem crescido de forma virtuosa, principalmente, devido a necessidade de gerir melhor os recursos, investir nos talentos, bem como, obter mais resultados por meio das pessoas e das equipes de projetos.
Fica evidente que o Gerenciamento de Projetos é um fator decisivo para o sucesso ou para o fracasso de uma organização. Então, cabe aos líderes, administradores, a conscientização da necessidade de profissionalização das organizações com as melhores práticas da área de Gerência de Projetos.
AUTOR
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 35ª Turma.
REFERÊNCIAS
PMI. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.
SILVA FILHO, José Bezerra da. POR QUE O PMI® REDUZIU O NÚMERO DE FERRAMENTAS & TÉCNICAS NO NOVO GUIA PMBOK® 6a EDIÇÃO? Disponível em: <https://bsbr.com.br/por-que-o-pmi-reduziu-o-numero-de-ferramentas-tecnicas-no-novo-guia-pmbok-6a-edicao/>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. POR QUE O BRASILEIRO NÃO LEVA MUITO EM CONSIDERAÇÃO OS RISCOS EM SEUS NOVOS EMPREENDIMENTOS-PROJETOS? Disponível em: < https://bsbr.com.br/risco-em-projetos/>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. A PROFISSÃO DE GERENTE DE PROJETOS – NOVO GUIA PMBOK 6ª EDIÇÃO. Disponível em: < https://bsbr.com.br/profissao-de-gerente-de-projetos-novo-guia-pmbok-6a-edicao/>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. POR QUE O PMI® – INSTITUTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MUDOU A CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS NO NOVO PMBOK®?. Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/por-que-o-pmi-instituto-de-gerenciamento-projetos/>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. POR QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO RECEBEU DESTAQUE ESPECIAL NO NOVO GUIA PMBOK 6ª EDIÇÃO? Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/por-que-gest%C3%A3o-do-conhecimento-recebeu-destaque-novo/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_post_details%3BVP00ALbuR1ulaACoRKi42A%3D%3D>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. NOVAS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM LÍDER DE PROJETOS. Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/novas-habilidades-necess%C3%A1rias-para-um-l%C3%ADder-de-professor-dr-jos%C3%A9/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_post_details%3BFtb7cun4Su2UYk%2FiHi%2BPMg%3D%3D>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA FILHO, José Bezerra da. A PROFISSÃO DE GERENTE DE PROJETOS – NOVO GUIA PMBOK 6ª EDIÇÃO. Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/profiss%C3%A3o-de-gerente-projetos-novo-guia-pmbok-6%C2%AA/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_post_details%3BFtb7cun4Su2UYk%2FiHi%2BPMg%3D%3D>. Acesso em: 10 mar. 2018.