Por que o Gerenciamento Efetivo dos Recursos é Fundamental para o Sucesso de um Empreendimento-Projeto

Alcançar o sucesso em um empreendimento-projeto passa literalmente pelo gerenciamento das pessoas. A conquista de bons resultados nos empreendimentos está diretamente ligado ao bom relacionamento entre os lideres do projeto e os demais profissionais envolvidos nesse processo (Figura 1).

A eficiência na liderança de pessoas é um ponto fundamental e obrigatório a todas as organizações que pretendem ter destaques no mercado globalizado.

Para o alcance desse sucesso tão desejado é preciso ter gerentes capacitados. Se você é uma pessoa com atribuições de gerência precisa conhecer as recomendações no novo Guia PMBOK® 6ª Edição (Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos).

gerenciamento-recursos-projetos

Figura 1: Gerenciamento dos recursos humanos.

 Veja a seguir como o PMBOK® (PMI, 2017) trata o gerenciamento dos recursos.

GERENCIAMENTO DOS RECURSOS DO PROJETO

Na área de gerenciamento de projetos, o componente humano é o mais importante a ser gerenciado. E não é para menos que quatro das dez áreas de conhecimento listadas no Guia PMBOK® são diretamente relacionadas a pessoas – Gerenciamento das Comunicações do Projeto, Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto, Gerenciamento das Aquisições do Projetos e Gerenciamento dos Recursos do Projeto.

Ainda assim, observa-se é que a grande maioria dos gerentes de projetos não está bem capacitada para lidar com esses aspectos, o que corrobora para o alto índice de insucesso de empreendimentos-projetos.

Um dos aspectos críticos observados em projetos de sucesso é, sem dúvida, a utilização adequada de equipe qualificada em gerenciamento de projetos. Esse ponto contribui para o sucesso de muitos empreendimentos-projetos.

Vamos compreender o que, é de fato, Gerenciamento dos Recursos em um empreendimento-projeto, de acordo com o Guia PMBOK® 6ª edição.

Os Recursos dos projetos são divididos em dois, a saber:

  • Recursos Físicos, e
  • Recursos Humanos

Os recursos físicos incluem equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas. Os Recursos Humanos incluem os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

O Guia PMBOK® trata dos conceitos essenciais que um gerente de projeto deve ter conhecimento, veja a seguir.

Conceitos-chave do Gerenciamento dos Recursos do Projeto

O gerente do projeto deve ser tanto líder como gerente da equipe do projeto. Ele é responsável pela formação da equipe como um grupo eficaz. O gerente do projeto deve estar ciente de diferentes aspectos que influenciam a equipe, tais como:

  • Ambiente da equipe;
  • Localização geográfica dos membros da equipe;
  • Comunicações entre partes interessadas;
  • Gerenciamento de mudanças organizacionais;
  • Política interna e externa;
  • Questões culturais e fatores exclusivamente da organização, e
  • Outros fatores que podem alterar o desempenho do projeto.

Também não menos importantes o líder deve conhecer as tendências das áreas do gerenciamento de projetos explicitadas a seguir.

Tendências e Práticas Emergentes no Gerenciamento dos Recursos do Projeto

Os estilos de gerenciamento de projeto estão migrando de uma abordagem de comando e controle em gerenciamento de projetos para a adição de uma abordagem de gerenciamento mais colaborativa e apoiadora, que dá autonomia às equipes com delegação das decisões para os membros da equipe.

As tendências e práticas emergentes para Gerenciamento dos Recursos do Projeto incluem, mas não estão limitadas a:

  • Métodos para gerenciamento dos recursos. Existe uma extensa literatura sobre gerenciamento enxuto (lean), fabricação jus-in-time (JIT), Kaizen (melhoria contínua), manutenção produtiva total (MPT), teoria das restrições (considera que qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar suas metas por um número muito pequeno de restrições).
  • O gerente do projeto deve determinar se a organização executora adota uma ou mais ferramentas de gerenciamento de recursos e adaptar o projeto de acordo com as necessidades.
  • Inteligência Emocional (IE). O gerente deve buscar o seu aprimoramento em autogerenciamento, autoconsciência e gerenciamento dos relacionamentos.
  • Equipes auto-organizáveis. O aumento no uso de abordagens ágeis, principalmente para execução de projetos de Tecnologia da Informação, originou a equipe auto-organizável, que funciona com ausência de controle centralizado. As equipes auto-organizáveis de sucesso em geral consistem em generalistas, em vez de especialistas em um assunto, que se adaptam continuamente ao ambiente em constante mudança e acolhem o feedback
  • Equipes virtuais/equipes distribuídas. As equipes virtuais que trabalham no mesmo projeto, mas não estão agrupadas no mesmo local físico, têm como principais desafios a comunicação e as dificuldades para monitorar o progresso e a produtividade, e as possíveis diferenças de fuso horário e culturais.

Como são consideradas as adaptações necessárias para um bom gerenciamento moderno de projetos, na perspectiva do PMBOK®, são apresentadas abaixo.

Considerações sobre Tailoring (Adaptação)

Como cada projeto é único, o gerente do projeto precisará adaptar a forma como os processos de Gerenciamento dos Recursos do Projeto são aplicados. As considerações para a adaptação, incluem:

  • Diversidade. Qual é o histórico de diversidade da equipe?
  • Localização física. Qual é a localização física dos membros da equipe e dos recursos físicos?
  • Recursos específicos do setor. Quais recursos especiais são necessários no setor?
  • Contratação de membros da equipe. Como os membros da equipe serão contratados para o projeto? Os recursos de equipe estão no projeto em tempo integral ou parcial?
  • Gerenciamento da equipe. Como o desenvolvimento da equipe é gerenciado para o projeto? Existem ferramentas organizacionais para gerenciar o desenvolvimento da equipe ou será necessário criar novas? A equipe tem integrantes com necessidades especiais? A equipe precisará de treinamento especial para gerenciar a diversidade?
  • Abordagens do ciclo de vida. qual abordagem de ciclo de vida será usada no projeto?

Já é fato que o mercado enxerga que as ferramentas ágeis/adaptativas já são uma realidade, exatamente por isso é que o novo PMBOK® trata das dessas considerações listadas a seguir.

Considerações para Ambientes Ágeis/Adaptativos

Os projetos com alta variabilidade são beneficiados por estruturas de equipe que maximizam o foco e a colaboração, como equipes auto-gerenciáveis com especialistas.

O objetivo da colaboração é impulsionar a produtividade e facilitar soluções para os problemas. As equipes colaborativas podem facilitar a integração acelerada de atividades de trabalho distintas, aprimorar a comunicação, aumentar o compartilhamento e conhecimentos e fornecer flexibilidade de atribuições de trabalho, além de outras vantagens.

O planejamento de recursos físicos e humanos é muito menos previsível em projetos com alta variabilidade. Nesses ambientes, acordos para suprimento rápido e métodos enxutos (lean) são críticos para controlar os custos e cumprir o cronograma.

Considerações Finais

Muitas vezes o gerenciamento dos recursos dos projetos é relegado a segundo plano. Todavia, está claro e evidente que a gestão dos recursos do projeto é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais mais capacitados.

É bom lembrar que um gerenciamento profissional de empreendimentos-projetos contribui para uma maior probabilidade de sucesso das organizações.

Exatamente por isso, gerir os aspectos humanos, de forma profissional, tornou-se imprescindível. Dessa forma, fica claro que gerenciamento dos recursos do projeto pode trazer diversos benefícios para a sua organização.

Portanto, lembre-se de utilizar essas recomendações do Guia PMBOK® desde o planejamento até a execução final de seus projetos.

Gostou de conhecer mais sobre o gerenciamento dos recursos dos projetos para a sua empresa? Aproveite e curta o artigo e compartilhe com seus amigos.

Todavia, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos veja o meu artigo “Por que o Gerenciamento de Projetos é um Fator de Sucesso nas Organizações?”.

Autor

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e University of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas.  É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para GestoresNa Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 36ª Turma.

Contatos do autor
  • (85) 9.9921-1675
  • E-mail: [email protected]
  • Se inscreva na minha LISTA VIP receba em seu e-mail dicas e sacadas sobre Gerenciamento de Projetos, clique aqui: https://bsbr.com.br/lista-vip-gp/