Figura 1: Salários de gerentes de projetos, por cargo, de grandes empresa. Fonte: TRABALHABRASIL.
Neste artigo irei mostrar o que você deve fazer para desenvolver a sua carreira em uma grande empresa.
Antes de falar o que você deve fazer para ter um emprego em uma grande empresa, deixe eu lhe contar como consegui trabalhar em um grande banco, inclusive, fazer mestrado e doutorado, financiados pelo banco.
Deixe eu me apresentar, sou o Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho e nasci na Cidade de Palmeira dos Índios – AL.
Meus pais nasceram na pequena Cidade de Ibateguara – AL, e, após o casamento, mudaram para Palmeira dos Índios – AL, que na época era a maior cidade do interior alagoano, à procura de uma vida melhor.
Meu pai veio de uma família humilde e, para dificultar um pouco, meu avô morreu cedo, deixando minha avó com dois filhos pequenos. Por isso, meu pai começou a trabalhar bem cedo, sendo uma das suas inúmeras profissões a de mecânico de automóvel e, por último, caminhoneiro.
Já minha mãe, que veio de uma família cuja situação financeira era mais confortável, certo dia recebeu uma proposta para se casar, e, no dia seguinte, mudar-se para Palmeira dos Índios – AL.
Logo, a vida não foi fácil para nenhum dos meus pais e, por isso, a missão de vida deles era investir o que fosse preciso, dinheiro e energia, para que meus três irmãos e eu tivéssemos a melhor educação e o melhor emprego possível, além de uma vida estável, sem ter que passar pelas mesmas dificuldades que eles passaram.
Eu consegui honrar todo esse esforço dos meus pais. Estudei o máximo que pude, fiz vestibular na Capital de Alagoas, Maceió, e passei na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, na primeira tentativa.
Agora vou contar como fui trabalhar no Banco do Nordeste do Brasil – BNB, que é o maior banco de desenvolvimento da América Latina, e considerado um dos melhores empregos que existiam na época.
Veja como tudo começou: em um dia de sábado, acordei e fui para a rua brincar, quando observei que o irmão de um amigo meu estava lavando um Chevette, “é o novo”. Perguntei como ele tinha conseguido comprar um carro, e ele me falou que trabalhava no BNB.
A partir desse fato, mudei meu mindset, e me preparei até entrar no BNB.
Têm um bordão que diz: Sorte é Preparação + Oportunidade
Em 1985, eu estava trabalhando no BNB na cidade de Fortaleza – CE. Naquele ano, passei em uma seleção interna do BNB e fui fazer meu mestrado na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Ciência da Computação. E, em seguida, Doutorado em Engenharia na mesma Universidade, sendo que dos quatro anos do doutorado, dois foram na University of Maryland at College Park (EUA).
Bem, vamos ao que interessa.
Para você conseguir a sua vaga em uma grande empresa você precisa desenvolver algumas competências que são solicitadas, hoje em dia, nessas empresas. Confira algumas delas:
- Saber se relacionar com pessoas
- Saber lidar com os clientes
- Saber gerenciar conflitos
- Saber negociar
- Saber fechar negócios
- Ter habilidades interpessoais, as chamadas soft skills
- Ter a Certificação em Gerência de Projetos PMP®- Gerente de Projeto Profissional
De antemão, gostaria de alertá-lo de que essas competências acima não são conseguidas nos cursos de graduação, isto é, para obtê-las e para desenvolvê-las, você terá que buscar formação complementar no mercado educacional.
Observa-se que no mercado existem muitos profissionais que têm uma boa formação técnica, mas deixam a desejar na formação das suas habilidades interpessoais, que hoje em dia, são exigidas pelas organizações.
Depois de você desenvolver as sete competências acima relacionadas, é fundamental que você tenha curso superior e pós-graduações, MBA.
Os itens a seguir mencionados são alguns dos principais motivos para você trabalhar para uma grande empresa:
- Você irá aprender muito: Quando você começa a trabalhar para uma grande empresa, tem mais possibilidades de aprender e crescer.
- Você vai conhecer pessoas inteligentes: Geralmente se encontra muitas pessoas inteligentes nos quadros das grandes empresas.
- Você fará parte de uma grande comunidade: Sua networking será qualificada e conhecerá grandes oportunidades.
- Você será capacitado pela empresa. Além disso, muitas dessas organizações promovem seminários e treinamentos que o ajudarão a desenvolver várias novas competências. Geralmente, as grandes empresas oferecem centenas de oportunidades de capacitação.
- Você terá a oportunidade de ganhar mais dinheiro. E, se você for inteligente o suficiente, tentará usar parte do dinheiro para ter uma reserva financeira.
- Você obterá credibilidade. Então, quando você estiver trabalhando por algo grande, você será altamente respeitado.
- Você terá melhores chances de se tornar um especialista. Haverá oportunidades suficientes para aprender e crescer.
Irei apresentar a seguir o item relacionado ao desenvolvimento de algumas competências, dentre as citadas acima: ter a Certificação em Gerência de Projetos PMP® – Gerente de Projeto Profissional.
Antes, porém, vamos esclarecer algumas informações:
O que é ser gerente de projetos?
● Quais são as habilidades necessárias de um gerente de projetos?
● Quais são os papéis e as responsabilidades do gerente de projetos?
● O que você deve fazer para ter uma carreira de sucesso como gerente de projetos?
● Quais são as principais formações para a carreira de gerente de projetos?
O que é ser gerente de projetos?
Um gerente de projetos é uma pessoa com responsabilidade geral para viabilizar os objetivos do projeto em conformidade com o planejado, obedecendo às restrições determinadas para esse projeto.
Quais são as habilidades necessárias de um gerente de projetos?
O gerente de projetos deve ter uma combinação de habilidades, incluindo a capacidade de fazer perguntas pertinentes, detectar suposições não declaradas nos levantamentos dos requisitos do projeto e resolver conflitos, bem como ter habilidades de gerenciamento mais gerais.
As habilidades interpessoais são fundamentais para o gerente de projetos comandar a sua equipe e negociar com as partes interessadas. Veja a seguir as principais habilidades interpessoais sugeridas pelo Guia PMBOK®:
Liderança
● Desenvolvimento da equipe
● Motivação
● Comunicação
● Influência
● Processo decisório
● Conhecimento político e cultural
● Negociação
Quais são os papéis e as responsabilidades do gerente de projetos?
O papel do gerente de projetos é garantir, por meio de um planejamento efetivo, que as atividades do projeto sejam realizadas dentro do prazo, do orçamento e de acordo com as especificações determinadas em parcerias com os clientes.
Uma das principais responsabilidades de um gerente de projetos é a de reconhecer que o risco do projeto impacta diretamente a probabilidade de sucesso do projeto e que esse risco deve ser medido, tanto formal quanto informalmente, ao longo do ciclo de vida de um projeto.
Um gerente de projetos é uma pessoa responsável por tomar decisões, grandes e pequenas. O gerente de projetos deve certificar-se de que todos estejam comprometidos com o controle do risco e mitigação da incerteza e com a otimização dos resultados do projeto.
A função do gerente de projeto abrange muitas atividades, incluindo:
● Planejamento e definição do escopo do projeto
● Planejamento e sequenciamento de atividades
● Planejamento de recursos;
● Preparação dos cronogramas de desenvolvimento
● Estimativa de tempo
● Estimativa de Custo
● Desenvolvimento de um orçamento
● Documentação
● Criação de gráficos e programações
● Gerenciamento de riscos e problemas
● Monitoria e relatoria do progresso
● Liderança de equipe
● Influência estratégica
● Parceria de negócios;
● Controle de Qualidade
● Realização de benefícios
- Várias outras atividades inerentes à função
Quais são as principais formações para a carreira de gerente de projetos?
Em qualquer profissão, o seu sucesso está diretamente relacionado com o seu nível de formação e preparação.
Interessados em ter um emprego como gerentes de projetos podem ter graduação em qualquer área, todavia as mais procuradas são engenharias, arquitetura, administração de empresas e da área de Tecnologia da Informação.
Também, fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos é apenas o primeiro passo.
Reconhecimento Automático no Mercado
Para você obter o reconhecimento do mercado, o segundo passo é obter uma certificação do setor por meio do PMI® – Project Management Institute, que é a maior referência mundial da área.
Para facilitar a sua vida, recomendo que busque um curso formal de treinamento em gerenciamento de projetos para ajudá-lo obter as certificações: PMP® – Gerente de Projeto Profissional ou a certificação CAPM® – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos. Outra certificação que agrega valor ao seu currículo é direcionada para o gerente de projeto ágil: a PMI-ACP® – Agile Certified Practitioner. Ela reconhece, formalmente, seu conhecimento dos princípios ágeis e sua habilidade com técnicas ágeis.
Essas certificações o tornarão um candidato mais atraente para empregos de gerenciamento de projetos e permitirão que você cumpra as responsabilidades dessa posição com mais eficiência e eficácia.
Casos de Sucesso
Veja a seguir alguns casos de sucesso de profissionais que enveredaram para a área de Gerência de Projetos:
Como é o caso do José Holanda Neto que, após ter seguido minhas orientações e, depois de tirar a Certificação CAPM®, abandonou a carreira no banco para trabalhar como Gerente de Projetos na Coca-Cola. Além disso, depois foi trabalhar na CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, em um emprego ainda melhor e na exata área que ele queria trabalhar.
Teophilo Costa, nosso ex-aluno que, seguindo nossas orientações, tirou a sua certificação PMP® em 2012 e foi, logo em seguida, selecionado para a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, como analista de planejamento. Nove meses depois, ele liderou o projeto do planejamento e controle definido no Planejamento Estratégico para elaboração de operação da Siderúrgica. Em 2017, ficou responsável pela consolidação e geração dos relatórios de análises para CEO, CFO e para os acionistas, contemplando os principais indicadores de desempenho da empresa.
Saliento que existem muitas oportunidades para os profissionais que obtêm uma Certificação de Gerenciamento de Projetos.
Se você ainda não estava pensando em obter a certificação PMP® – Profissional de Gerenciamento de Projetos ou CAPM® – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos, você pode estar cometendo o seu maior ERRO e vou te mostrar o porquê de você provavelmente ainda não ter enxergado a grande oportunidade que a certificação certa de Gerenciamento de Projetos pode te proporcionar.
Onde Buscar sua Capacitação
Eu sugiro o Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr.com.br, que tem o único treinamento que mostra todas as dicas e todos os segredos para você ser aprovado nos exames das Certificações PMP® e CAPM®, na primeira tentativa.
Somos a única instituição cujo índice de aprovação dos alunos no exame para certificação PMP® supera os 97%, na primeira tentativa.
O instituto que certifica o profissional de gerente de projetos como PMP® e CAPM® é o PMI® – Project Management Institute, que fica na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Esse é o instituto que, há mais de cinco décadas, dita as melhores práticas de gerenciamento de projetos em nível mundial e, por conta disso, as suas certificações têm valor Internacional.
A propósito, os profissionais certificados, PMP® ou CAPM®, que atuam como gerente de projetos, encontram muitas oportunidades no mercado mundial.
Qual das duas certificações é a ideal para mim?
A certificação CAPM® é para o profissional que ainda não tem experiência em gerenciamento de projetos, sendo necessário somente um curso preparatório para se candidatar à certificação.
Já para tirar a certificação PMP®, é necessário que você seja um gerente de projetos experiente, com pelo menos três anos de experiência em projetos.
Mesmo na crise, o mercado apresenta certa estabilidade para esse cargo, segundo Wilna Lima, CEO da GrowUp Desenvolvimento Humano: “Eles estão sendo muito requisitados e a tendência é que, nos próximos anos, a procura seja ainda maior. Provavelmente, haverá escassez de mão de obra, porque há um crescimento acelerado de demandas de profissionais capacitados em gerência de projetos para atender a essa lacuna”.
Imagine, então, você com profundos conhecimentos em gestão de projetos, sabendo exatamente como deve ser feito cada etapa do projeto; evitando eventuais riscos e problemas, conseguindo gerir de forma eficiente e sendo muito bem reconhecido por isso.
Também, com uma certificação em gerência de projetos, você aumenta a sua autoconfiança e reconhecimento dos seus colegas e dos seus superiores.
Com um bom aumento salarial ou conseguindo o emprego que você tanto sonhou, talvez te permita realizar outros sonhos, como ter sua própria casa, comprar um carro melhor ou mesmo fazer aquela viagem que você tanto sonhou.
Só que nada disso vai acontecer se você não agir logo! “Tem poder quem age”. Se você continuar sentado esperando para ver o que acontece, você provavelmente nunca conseguirá realizar seus sonhos.
Economize centenas de horas de estudos para tirar a sua certificação em gerência de projetos, fazendo o Treinamento para Certificação PMP® e CAPM® do Instituto de Capacitação Business School Brasil.
Bem, caso você queira se preparar sozinho existem muitas informações dispersas na internet. Todavia, para diminuir as chances de você ser reprovado no exame de certificação, recomendo uma instituição que tenha experiência e competência de levá-lo do zero à aprovação na primeira tentativa.
Bem, você pode estar pensando: “ter uma certificação em Gerência de Projetos é para mim?”
Com referência ao nosso treinamento, eu posso te falar que funcionará para você mesmo que:
● Você não tenha experiência em gerenciamento de projetos;
● Não tenha tempo, pois com o nosso treinamento você irá economizar centenas de horas de estudo.
● Que você não fale inglês, porque existe a prova em português.
Agora, preciso te falar para quem esse treinamento não é:
● Não é para quem acha que é só se matricular para, instantaneamente, obter a certificação. No treinamento, te damos as melhores orientações, porém o seu sucesso depende de você.
● Não é para quem acredita que basta assistir as aulas e será aprovado, pois requer dedicação e horas complementares de estudo.
Agora que você já sabe que esse treinamento definitivamente é para você…
Dá só uma olhada no que dizem nossos alunos:
Katia Simone Hamann: “O treinamento preparatório para a certificação PMP da BSBr me passou muitas dicas valiosas, além de dicas para estudo. Eu apliquei todas na prova e deu certo, consegui finalizar a prova dentro do tempo e ainda fiz revisão de algumas questões. Não há curso ou MBA em gerenciamento de projetos que passe dicas como essas voltadas especialmente para a prova de certificação.”
Wesklei Dourado Teofilo: Após o treinamento preparatório da BSBr, Wesklei prestou o exame CAPM e passou na primeira tentativa. Posteriormente, prestou o exame PMP e também foi aprovado na primeira tentativa.
Jossiano Dal Maso: “O treinamento superou minhas expectativas. O conteúdo foi bem ministrado por professores excelentes, que demonstraram amplo domínio no assunto. O material didático oferecido é excelente e os profissionais da BSBr são sempre solícitos.”
Vinicius Domingues: “Os ensinamentos fornecidos pela BSBr foram decisivos para que eu fosse aprovado no exame PMP, na primeira tentativa. Por isso, os meus agradecimentos à BSBr e, em especial, ao Prof. Dr. José Bezerra”.
Helder Teixeira Rodrigues: “O curso de preparação para a certificação PMP da BSBr prepara, guia e orienta para que o sucesso seja obtido em todos os detalhes. O networking com os colegas, o ambiente, o material que é entregue no curso e outros mimos. Fui muito bem tratado e preparado para passar na primeira tentativa.”
Jonathas Magno da Silva: Recentemente, Jonathas terminou nosso treinamento preparatório para certificação PMP e passou na primeira tentativa. Agora, está só esperando o certificado chegar em sua casa.
Bom, você ,sem dúvidas, já notou que o nosso Treinamento para Certificação PMP® e CAPM® é, disparado, o método mais eficiente do mercado e você deve estar interessado em participar…
Se você ainda não trabalhou para uma grande empresa, esperamos que nosso post o tenha convencido a tentar uma. Nesse sentido, boa sorte e espero que você encontre o melhor para você no futuro.
No Brasil (Figura 1) a média Salarial de um Gerente de Projeto Certificado, nas grandes empresas, Segundo a empresa TrabalhaBrasil o salário varia de R$ 10.419,32 para os iniciantes e de R$ 29.758,60 para os experientes. Fonte: https://lnkd.in/eYw4zw3
Sobre o Autor
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos,. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Bezerra já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil – BNB por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos três: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa, e O Guia Definitivo do Gerenciamento Ágil de Projetos: O Segredo da Hiperprodutividade. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 46ª Turma.
Contatos do Autor:
● (85) 9.9921-1675
● E-mail: [email protected]
Referências
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA : Project Management Institute, 2017.