A profissão de Gerente de Projetos amadureceu e evoluiu ao longo do tempo.
Hoje, é claro os gerentes de projetos devem evoluir e desenvolver-se para tanto
ele deve se orientar pelo triângulo de talentos (Figura 1, abaixo) em que, são necessários
o aprofundamento:
Da liderança – não basta saber gerir projetos, é preciso saber liderar equipes e inspirar os outros;
Do Gerenciamento Estratégico – a gerência de projeto está cada vez mais
próxima do desenvolvimento de negócio e na execução de projetos estratégicos;
Das Habilidades técnicas de gestão de projeto – inerentes à profissão, sempre estão em evolução.
Uma das coisas que mais valoriza um Gerente de Projetos é ele poder falar
para os seus colegas, seus superiores ou para o mercado que ele tem uma
Certificação em Gerência de Projetos PMP® – Profissional de Gerenciamento
Projetos, ou CAPM® – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos.
Ambas, fornecidas pelo – PMI®-Instituto de Gerenciamento de Projetos
(Project Management Institute).
Todavia, mesmo você com uma Certificação PMP, o PMI deseja que você
continue estudando e acompanhando as mudanças na área de gerenciamento de projetos.
Exatamente por isso, será necessário você validar a sua certificação PMP
a cada três anos.
Nesse período de três anos, você deverá reportar ao PMI no mínimo 60 PDUs
(Unidade de Desenvolvimento Profissional), um PDU equivale a uma hora de estudo.
Recentemente, o PMI fez alterações para a aceitação das PDUs. Das 60 horas, agora,
no mínimo, 35 devem ser relacionadas à educação, e destas pelo menos 8 PDUs em cada
uma, das três competências críticas a saber: Gerenciamento Técnico de Projeto,
Liderança e Gerenciamento Estratégico e Negócios.
As duas principais formas de obter PDUs são participando de treinamento em gerência de projetos
ou contribuindo com a profissão, por exemplo, ministrando aulas.
No Triângulo de Talentos (Figura 1 abaixo), são identificadas as três competências críticas
para os gerentes de projetos: Habilidades Técnicas de Projeto, Liderança e Gerenciamento
Estratégico e Negócios.
Figura 1: Triângulo de talentos
O PMI decidiu “forçar” os seus membros a se desenvolverem nessas três áreas (Quadro 1) e,
alterou a forma como os PDU’s são atribuídos.
Quadro 1: PDUs educacionais.
ATIVIDADES EDUCACIONAIS | ||
Competências | PMP/Horas | PDU |
Gerenciamento técnico de projeto | 8 | 8 |
Liderança | 8 | 8 |
Gerenciamento estratégico e de negócios | 8 | 8 |
Qualquer uma das competências | 11 | 11 |
Mínimo de PDUs educacionais | 35 | 35 |
Fica claro que o PMI está reforçando a importância da capacitação educacional,
quando exige que das 60 horas, no mínimo 35 horas, sejam relacionadas à educação.
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