POR QUE O PMI® REDUZIU O NÚMERO DE FERRAMENTAS & TÉCNICAS NO NOVO GUIA PMBOK® 6a EDIÇÃO?

O PMI® no novo GUIA PMBOK® 6a Edição decidiu melhorar a consistência e a clareza e padronizar os PROCESSOS, ENTRADAS, FERRAMENTAS & TÉCNICAS e SÁIDAS.

Agora, as Ferramentas & Técnicas são apresentadas de forma diferente das edições anteriores do Guia PMBOK®.

O Guia PMBOK® 6a Edição contém 132 Ferramentas & Técnicas. Elas são consideradas boas práticas” para serem usadas na maioria dos projetos e na maior parte do tempo. Algumas são mencionadas uma única vez, enquanto outras aparecem muitas vezes no Guia PMBOK® 6a Ed.

Dentro da filosofia de que menos é mais, o PMI® reduziu o número de FERRAMENTAS & TÉCNICAS, selecionando as que são mais utilizadas na maioria dos projetos.

A ideia do PMI® foi reduzir as repetições das Ferramentas & Técnicas, e as agrupou de acordo com os seus objetivos-propósitos-finalidades.

A nova classificação das Ferramentas & Técnicas, contemplam seis grupos com 72 ferramentas, enquanto que 60 Ferramentas & Técnicas não foram agrupadas nesses grupos.

Cada grupo descreve a intenção do que deseja ser feito com as ferramentas & técnicas para concretizar a finalidade-intenção.  A saber:

  1. COLETA DE DADOS;
  2. ANÁLISE DE DADOS;
  3. REPRESENTAÇÃO DE DADOS;
  4. TOMADA DE DECISÃO;
  5. HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO;
  6. HABILIDADES INTERPESSOAIS E DE EQUIPE.

Para ajudar os profissionais, gerentes de projetos a identificar onde as Ferramentas & Técnicas específicas são usadas, elas foram agrupadas de acordo com os seus propósitos.

GRUPOS DE FERRAMENTAS & TÉCNICAS

Os seguintes grupos de Ferramentas & Técnicas são apresentadas no Guia PMBOK®:

Técnicas de Coleta de Dados.   

Usadas para coletar dados e informações de diversas fontes. Há nove Ferramentas & Técnicas de coletas de dados (Tabela 1).

Tabela 1: Ferramentas & Técnicas de Coleta de Dados.

Fonte: PMBOK 6a Edição.

 

Técnicas de Análise de Dados.

Usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações. Há 27 Ferramentas & Técnicas nesse grupo (Tabela 2).

Tabela 2­: Ferramentas & Técnicas de Análise de Dados.

Fonte: PMBOK 6a Edição.

Tabela 2­: Ferramentas & Técnicas de Análise de Dados (Continuação).

Fonte: PMBOK 6a Edição.

Técnicas de Representação de Dados.

Usadas para mostrar representações gráficas ou outros métodos usados para transmitir dados e informações.
Há 15
Ferramentas & Técnicas de representação de dados (Tabela 3).

Técnicas de Tomadas de Decisão.

Usadas para selecionar uma ação a partir de várias alternativas. Há duas Ferramentas & Técnicas de tomada de decisão (Tabela 3).

Habilidades de Comunicação.

Usadas para transferir informações entre as partes interessadas. Há duas Ferramentas & Técnicas de habilidades de comunicação (Tabela 3).

Tabela 3: Técnicas de Representação de Dados; Técnicas de Tomadas de Decisão; Habilidades de Comunicação.

Fonte: PMBOK 6a Edição.

Habilidades Interpessoais e de Equipe.

Usadas para liderar e interagir de forma eficaz com membros da equipe e com outras partes interessadas.
Há 17
Ferramentas & Técnicas nesse grupo (Tabela 4).

Tabela 4: Ferramentas & Técnicas Habilidades Interpessoais e de Equipe.

Fonte: PMBOK 6a Edição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ficou claro e evidente que o novo Guia PMBOK 6a Edição, em relação as Ferramentas & Técnicas, está mais consistente do que as edições anteriores e mostra porque as Ferramentas & Técnicas são usadas nos processos.

O Guia PMBOK enfatiza que cabe ao Gerente de Projetos fazer a seleção das Ferramentas & Técnicas apropriadas e adequadas para a sua necessidade no projeto em que ele está gerenciando.

Para os profissionais que pretendem tirar as certificações em Gerência de Projetos PMP e CAPM esse novo agrupamento das Ferramentas & Técnicas irá ajuda-los a identificar onde elas são usadas.

 

Referências

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em gerência de projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas.  É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para GestoresNa Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerência de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 35ª Turma.