Por que o mercado valoriza muito o especialista em preparação física?

O Mercado para profissionais de Educação Física no Brasil cresce de maneira exponencial.

Esse é um fato que o mercado de fitness no Brasil cresce a cada ano, e consequentemente aumenta o número de ofertas para os profissionais da área, principalmente, os formados em Especialização em Preparação Física.

Exatamente por isso, os profissionais de educação física estão cada vez mais se preparando para agarrar as oportunidades.

O Brasil é o segundo maior mercado de academias no mundo, com um número superior a 33.000 unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos das Américas.

De acordo com a IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association, o Brasil já é quarta maior população mundial que frequenta academias.

Hoje no Brasil, existem  mais de 8 milhões de frequentadores de academias. Mas, isso significa que somente 4% da população brasileira frequenta algum estabelecimento licenciado para oferecer atividades de educação física.

No que diz respeito ao faturamento, o Brasil está em décimo lugar no mercado fitness, com aproximadamente $ 2,5 bilhões de dólares, ou seja, algo em torno de 8 bilhões de reais por ano,  que corresponde a 0,13% do PIB nacional e 3% do faturamento do setor de serviços, segundo SBAFS – A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

Segundo o coordenador nacional de musculação e programas do Grupo Body Tech, Leonardo Cabral, o jovem profissional de educação física está cada vez mais se preocupando com a sua formação, na atualização profissional, buscando cursos de pós-graduação.

A formação do profissional dos professores de educação física é um diferencial em relação ao seu sucesso profissional e financeiro. Profissionais com Especialização ganham entre 15% e 90% a mais do que os profissionais que não tem pós-graduação.

O curso de Especialização em Preparação Física prepara o profissional de Educação Física não só o diferenciando, mas, sim capacitando-o a realizar trabalhos diversos, seja destinado ao esporte ou atividades recreativas, tais como saúde, qualidade de vida, fitness e wellness.

Por que fazer um Curso de Especialização em Preparação Física? Basicamente, o aluno tomará conhecimento das melhores práticas em nível mundial da sua área.

O curso fornece abordagens e aprofundamentos sobre treinamento total, princípios científicos, aspectos organizacionais do treinamento esportivo e diversos tipos de Preparação Física. Isso tudo é acrescido de um estudo complementar sobre os problemas dietéticos que atuam como variáveis em um contexto de preparação esportiva.

De acordo com a Figura 1. Pirâmide da Preparação Física, para que se chegue ao ápice da Preparação Física de um atleta/aluno, é necessário a passagem por quatro fases, que são: Preparação Física Geral, Preparação Física Específica, Técnica-Tática e Psico-Comportamental.

Logo, a fim de passar por estas fases, é disposto diferentes caminhos a serem traçados, conforme a condição, em que o atleta/aluno está inserido e qual o objetivo do mesmo. No curso de Especialização em Preparação Física, aprende-se a ter a subjetividade de escolhermos o melhor caminho a ser seguido, já que haverá inúmeras possibilidades para alcançar o que estiver em busca.

piramide especialização em preparação física

Figura 1: Pirâmide da Preparação Física.

Exatamente por isso, a grade do nosso curso de Especialização em Preparação Física do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr conta com as seguintes disciplinas:

  1. Fundamentos da preparação física
  2. Cinesiologia e Biomecânica
  3. Fisiologia Neuromuscular
  4. Fisiologia Cardiorrespiratória
  5. Medicina Esportiva
  6. Nutrição Esportiva e Recursos Ergogênicos
  7. Preparação Física: Flexibilidade
  8. Preparação Física: Força e Velocidade / Potência
  9. Preparação Física: Resistência / Endurance
  10. Treinamento de Força (Velocidade-Força a Força máxima)
  11. Treinamento Funcional (Especificidade do esporte)
  12. Avaliação e Controle das Capacidades Físicas
  13. Periodização do Treinamento
  14. Genes e Desempenho Esportivo / Formação de Novos Atletas
  15. Psicologia Esportiva

As principais finalidades das disciplinas estão abordadas abaixo.

  1. Fundamentos da Preparação Física, é aconselhável que se conheça a evolução do treinamento esportivo por meio dos tempos e como esta evolução ocorreu – para atender a necessidade de levar o atleta à vitória esportiva –, sempre na direção de uma progressiva adaptação na maneira de conduzir o treinamento, tornando-o cada vez mais complexo e sofisticado.
  2. Cinesiologia e Biomecânica tem em vista os movimentos do corpo humano e conhecimento acerca das leis da mecânica desenvolvida em diferentes esportes no sistema locomotor humano.
  3. Fisiologia Neuromuscular engloba o conjunto de métodos e procedimentos que visam treinar o aparelho locomotor do atleta e a interação neuromuscular, de modo a provocar adaptações no nível de músculo ou grupo muscular e, desta maneira, possibilitar melhor atuação esportiva.
  4. Fisiologia Cardiorrespiratória, entende-se que o organismo é capaz de suportar, em competições, as sobrecargas que lhe foram especificamente impostas durante o treinamento, com margem de transferência adaptativa bastante restrita, o que irá impor ao treinador, o saber do tempo da atuação e de sua intensidade e precisão da via energética preponderante em seu atleta/aluno.
  5. Medicina Esportiva, esta abordará questões sobre a atividade física, exercício físico e do esporte em pessoas de todas as idades, de todos os níveis de treinamento com doenças ou sadias, com a intenção de prevenir, tratar, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas.
  6. Nutrição e Recursos Ergogênicos, em um programa de treinamento de alto rendimento é imprescindível o controle sobre todas as variáveis que possam intervir no processo, a alimentação talvez seja a mais importante destas variáveis extra-treinamento.
  7. Preparação Física: Flexibilidade, até quanto o atleta deverá ser flexível ou bem alongado, esta discipiplina, representará os seus conceitos dentro dos objetivos de cada esporte, em que cada um tem a diferente utilização do corpo humano para a realização das tarefas determinadas.
  8. Preparação Física: Força e Velocidade, conhecer os caminhos para o desenvolvimento da Força e Velocidade (Potência), conforme a demanda ou necessidade de cada esporte.
  9. Preparação Física: Resistência, como treinar, aperfeiçoar, manter tal capacidade, voltada a esportes de endurance.
  10. Treinamento de Força, visa tornar o treinador apto a realizar treinamento que aborde qualquer vertente da força, que são: Velocidade máxima, Velocidade-Força, Potência, Força-Velocidade e Força Máxima nos diferentes esportes.
  11. Treinamento Funcional, despertar no treinador a criatividade para a realização de um treinamento específico para seu atleta/treinador que atenda aos objetivos da modalidade e tal criatividade é imprescindível para a criação de exercícios que possam desenvolver o máximo desempenho no esporte solicitado.
  12. Avaliação e Controle das Capacidades Físicas, como o nome da disciplina já diz, será possível avaliar e controlar as capacidades físicas conforme for o objetivo do esporte a ser treinado, com isto, possibilitará ao treinador o acesso a futuras comparações e ter o conhecimento se o atleta/aluno está tendo melhoras em seu desempenho/objetivo ou não.
  13. Periodização do Treinamento, para que haja rendimento no treinamento e nos resultados, é necessário a elaboração/planejamento da preparação física do atleta/aluno, e esta disciplina irá abordar tais caminhos para se fazer tal.
  14. Genes e Desempenho Esportivo, para aqueles que trabalharão com jovens atletas, como identificar para qual ou que esporte ele obterá melhores resultados, e se é possível torna-lo ótimo noutro esporte o qual a fisiologia dele primária não fosse ideal.
  15. Psicologia Esportiva, fazer do ser humano uma máquina para a competição esportiva ou até mesmo fazer com que o aluno de personal trainer consiga manter o foco em seus treinamentos, é necessário para obter controle psicológico de si mesmo, afim de não serem atingidos por estresse, ansiedade, uma vitória não atingida, etc. Nesta disciplina, será abordado como trabalhar tal com seu atleta/aluno.

 

PROFESSORES:

André Accioly
Especialista em Fisiologia do exercício, atividade física, nutrição e saúde – UNIFOR
Mestre em Ciências Fisiológicas – UECE
Doutor em Ciências (Fisiologia) – UFRJ

Anderson de Souza
Especialista em Personal Trainer – UVA

Bárbara Agostini 
Mestre em Educação pela PUC/PR
Phd. em Treinamento Desportivo pela Universidade Estatal de Cultura Física Esporte e Turismo da Rússia

Diego Lacerda 
Mestre em Sistemas de Treinamento Desportivo para Atletas de Alto
Rendimento – Universidade Estatal de Cultura Física, Esporte, Turismo e
Juventude da Rússia (ГЦОЛИФК) – Rússia

Diego Palomares
Especialista em Saúde da Família – FIC
Especialista em Fisiologia do Exercício para Populações Especiais – FGF
Mestrando em Ciência do Desporto – UTAD (Portuga)

Joaquim Cintra
Especialista em Treinamento Esportivo – UECE
Mestrando em Educação Física – UFSC

José Bezerra da Silva Filho 
Doutor em Engenharia – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA)
Mestre em Ciência da Computação – UFCG

Michel Rodney 
Especialização em Esporte de alto Rendimento – Instituto Olimpico Brasileira/COB
Especialização em Nutrição e Exercício Físico – UECE
Mestrando em Fisiologia do Exercício – Universidade Católica Nuestra Senhora de Assuncion

Nataniel Macedo
Especialista em Fisiologia do exercício – FGF
Especialista em Treinamento Desportivo – FGF
Mestre em Ciências do Desporto – UTAD (PORTUGAL)

Rafael Bezerra 
Especialista em Preparação Física – BSBr

Ricardo Ângelo
Especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia)
Mestre em Psicologia – UFC

Roberta Oliveira
Especialista em Dança-Educação – Faculdade Católica do Ceará
Mestre em Ciências Morfofuncionais – UFC
Doutorando em Ciências Morfofuncionais – UFC

Sergio Franco
Especialista em Treinamento Desportivo – UNIFOR
Mestre em Educación Gestion Desportiva – Universid Americana

Vagner Pinheiro 
Mestre pela Universidade de Cultura Física, Esporte, Juventude e Turismo da Rússia – Rússia
Doutorando pela Universidade de Cultura Física, Esporte, Juventude e Turismo da Rússia – Rússia

Welton Godinho
Especialista em Fisiologia e Biomecânica dos Movimentos – FIC
Especialista em Ciência do Treinamento de Força – UECE
Mestre em Ciências Fisiológicas – UECE
Doutorando em Ciências Fisiológicas – UECE

Agora você tem três opções: primeira, não fazer nada e perder o time, segundo deixar para fazer o curso no futuro, e a terceira opção, a mais inteligente, é se matricular no nosso Curso de Especialização em Preparação Física, e se preparar para os novos desafios do mercado, por exemplo, ser professor de faculdades, universidades e conseguir um bom aumento salarial.

Para mais inforações visite o nosso site WWW.BSBR.COM.BR ou ligue para (85) 3032-7104 ou 9.8853-9000.

Te vejo no nosso curso.
Professor Samuel Maciel Braz
(85) 9.8920-8348.