Você acredita que Cloud Computing é uma tecnologia disruptiva?
Antes de te explicar o que isso quer dizer, você já pensou:
Mais cedo ou mais tarde todas as empresas serão afetadas com o Cloud Computing.
Isso é fato, é importante você ter consciência dessa realidade.
Afinal, por mais que a computação nas nuvens esteja sendo amplamente discutida, é fundamental compreender de que forma as empresas serão afetadas no seu dia a dia.
As principais vantagens geradas pela computação em nuvem: é sem dúvida que qualquer organização pode ter um maior poder de computação e armazenamento sem ter que fazer grandes investimentos em Infraestrutura de TI.
Você pode ter acesso a uma tecnologia de nível mundial simplesmente pagando somente uma assinatura mensal.
E o melhor você só pagará pelo seu consumo evitando os desperdícios corriqueiros dos ambientes tradicionais de TI.
Empresas em todo mundo estão aproveitando o cloud computing para ter acesso rápido e barato a recursos de computação que antes só era possível para as grande organizações.
Cloud Computing: Estamos falando da disponibilização de uma Infraestrutura de TI inteiramente digital para sua empresa.
O provedor do serviço de TI oferece não só um espaço para dados, mas a arquitetura para servidores de TI e o processamento de aplicativos.
Todas as informações e infraestrutura de Tecnologia da Informação que antes era obrigatoriamente mantido dentro de sua empresa pode, agora, ser transferido para a nuvem.
A impressão é de que cloud computing veio para atender as necessidades das empresas
Parara mim parecia até loucura. Bom, … Até que eu descobri o conceito de Cloud Computing, “computação nas nuvens”.
Esse conceito está por trás de toda essa inteligência que permite que as empresas transfiram parte ou toda a sua infraestrutura de TI para as nuvens.
Poucas palavras no mundo da tecnologia estão causando tanto alvoroço nos, últimos dois anos, como a “Computação nas Nuvens”.
Cloud computing é a nova era do mercado tech, tendo mudado a maneira de muitas empresas fazerem negócios.
Além disso, graças à nuvem, é possível ter tanta mobilidade e praticidade simplesmente, até mesmo, com o uso de um celular.
Por que nem toda empresa se sente preparada para aderir a computação nas nuvens?
Sua empresa está inovando ou morrendo de medo da Cloud Computing?
Pesquisa da CloudViews com líderes de TI em 2018, os resultados mostraram que 80% dos participantes concordam que cloud computing pode contribuir para a inovação da área de TI.
Quais benefícios cloud computing proporciona?
Hoje em dia, as infraestruturas de TI das empresas são caras e demandam custos mensais crescentes.
Essa realidade faz com que os Gerentes de TI percam seus sonos.
É fácil perceber que Cloud Computing, atualmente, já é um dos pilares da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Se uma empresa pretende ter uma grande infraestrutura de TI equivalente a um provedor de cloud, ela precisaria investir milhões de dólares – sem contar os custos recorrentes.
E vou te falar uma coisa: ÁREA DE TI DEVE SER ESTRATÉGICA
A área de TI deve ser mais analítica, mais estratégica, além de ajudar sua empresa a ganhar competitividade e produtividade.
A TI deve está alinhada a estratégia da empresa tornando-se proativa em descobrir os avanços tecnológicos que possam contribuir para o seu crescimento e diferenciação.
Quer saber como tudo isso funciona e como você pode se beneficiar da computação nas nuvens?
Continue lendo até o final que você vai se surpreender.
É só ficar aqui comigo, que eu vou te mostrar:
- o que é Cloud Computing e qual a sua importância;
- três camadas na nuvem;
- quem usa o Cloud Computing;
- categorização do Cloud Computing.
E ainda te dou alguns exemplos do uso do Cloud Computing na prática. Continue lendo!
O que é Cloud Computing?
Cloud Computing é uma das premissas básicas antes da adoção da tecnologia da informação e comunicação nas empresas.
Em uma definição didática Computação em Nuvem (cloud computing), é a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do usuário.
O termo cloud computing geralmente é usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos usuários pela Internet.
Basicamente, há uma divisão em três camadas na nuvem: infraestrutura, plataforma e software, tudo no modelo “as a service”, como serviço, o que significa custo sob quantidade de uso.
Cloud Computing é uma sopa de letrinhas…
Saas, PaaS e IaaS são as três principais modalidades dos serviços de cloud computing, sendo que cada formato tem características e aplicações próprias.
As siglas indicam o modelo de serviço prestado na nuvem, sendo Software como Serviço (SaaS), Plataforma como um Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).
A parte que mais cresce é a de infraestrutura – IaaS, e a explicação é simples: é fácil mover algo que está em um servidor de computador físico para nuvem.
Já o software (SaaS) tem crescido bastante também, especialmente com serviços já padronizados como e-mail, videoconferência, CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente, ERP – Sistema de Gestão Integrado etc.
Há bem pouco tempo, não se imaginava ter um ERP rodando na nuvem e hoje, não só é real, como é possível ter o sistema compartilhado e cada um utiliza uma versão customizada.
Soluções de Cloud Computing no Mercado
Os principais players de SaaS está com Google, Microsoft (Azure) e Amazon AWS. Quando o assunto é IaaS, os líderes são AWS e Microsoft (Azure).
Pelo fato de que o investimento varia conforme a demanda, Cloud tornou acessíveis tecnologias sofisticadas, tais como: BI – Inteligência Competitiva, IoT – Internet das Coisas, Big Data – é um conjunto de dados etc.
Cloud computing democratizou o poder para as pequenas e médias empresas, isto é, permite o uso de tecnologia de ponta sem grandes investimentos.
Cloud Computing funciona como um enorme banco de dados.
E, como hoje em dia muitas coisas acontecem de forma rápida, acaba que muitos dados são gerados o tempo todo. Você vai ver que, por isso, o uso desse banco de dados é quase ilimitado.
Esse volume de informações só cresce exponencialmente ao longo do tempo e pode, e deve, ser usado para análises.
Se você for parar para pensar só no armazenamento online e na velocidade dessas informações, já dá para ter uma noção da dimensão que esses dados têm.
Então, o uso do Cloud Computing depende justamente das soluções de quem o usa está buscando no momento.
Funciona assim:
O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa.
Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP.
Em 1960, Mccarthy também discutiu uma ideia muito importante: a computação por tempo compartilhado (time sharing).
Uma das razões para a cloud ter se expandido rapidamente foi a capacidade dessa tecnologia em diminuir os custos com infraestrutura de TI.
Ah! E esse conceito não diz respeito somente a infraestrutura de TI em si, mas também ao seu uso, que é bastante fácil justamente pela disponibilidade da internet hoje em dia.
Agora, olha só como são categorizados cloud computing…
Estruturas de Cloud Computing
Como já falei no tópico anterior, existe uma crescente necessidade de processamento de dados e armazenamento que cresce exponencialmente nas empresas todo tempo.
Se você chegou até aqui, é porque ouviu falar que existem diferentes tipos de estrutura cloud computing, não é mesmo?
A contratação de serviços na nuvem está tomando conta do mercado. Em busca de mais mobilidade e segurança, muitos negócios investem nessa estratégia.
Mas, a fim de garantir a qualidade do seu investimento na nuvem, avaliar o tipo de serviço em nuvem antes de cogitar o investimento é fundamental.
Assim, o objetivo deste conteúdo é auxiliá-lo na escolha da estrutura ideal para a sua empresa. Portanto, aqui falaremos sobre:
- Vantagens da Cloud Computing
- Tipos de nuvem: pública, privada e híbrida
- O que realmente importa em Cloud Computing
- Quais os benefícios da Cloud Computing
Vamos começar?
Principais Vantagens da Cloud Computing
Veja agora outras vantagens para as empresas que usam a cloud computing:
Segurança
Hoje os hackers estão cada vez mais invadindo as empresas e solicitando resgates para que as empresas possam usar os seus próprios sistemas.
Esse problema pode ser mitigado com o uso da cloud computing.
Dentre os problemas mais comuns, têm-se a segurança dos servidores físicos, a garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre ou ataques.
Escalabilidade
Uma tendência é que as empresas cresçam, é muito provável que a sua companhia cresça rapidamente.
Porém, se a sua empresa possui a infraestrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, é possível que os seus planos de crescimento sejam impactados pelos prazos de upgrade de servidores e migração de infraestrutura.
Neste contexto, a escalabilidade com a Cloud Computing é rápida e imediata, isto é mais uma das vantagens do cloud computing, deixando o seu negócio bem mais flexível.
Disponibilidade
As vantagens do cloud computing é que de qualquer lugar que você tenha acesso a internet os seus dados estarão disponíveis, ou seja em suas mãos.
ROI-Retorno do Investimento
Como será cada vez mais a redução dos custos na implantação de cloud computing o retorno dos seus investimentos em tecnologia seja muito mais rápido.
Tipos de nuvem: pública, privada e híbrida
Qual o tipo de nuvem escolher? Depende das prioridades de cada negócio.
Vamos ver o que significa cada um dos tipos:
Nuvem Pública — A nuvem pública é o modelo mais utilizado nas empresas, por ser adequada à utilização de softwares como serviços (SaaS) e permitir a ampliação da capacidade de armazenamento rapidamente.
Nessa situação a empresa optar por usar uma nuvem pública de terceiros – provedor.
Além disso, o provedor fornece o serviço pela internet e torna os recursos disponíveis para seus clientes, cada qual com seus níveis de acesso bem definidos.
É o tipo de nuvem mais barato, pois os custos de hardware, aplicativos e largura de banda são cobertos pelo provedor. A empresa paga somente pela capacidade utilizada.
Nuvem Privada — A nuvem privada pode ser criada para atender às necessidades de um único negócio.
Ela pode ser implementada internamente para atender diversas filiais, por exemplo, ou ser fornecida por um provedor.
É uma arquitetura de data center própria e exclusiva de uma empresa. Ela oferece todos os benefícios da nuvem pública, como flexibilidade, escalabilidade, provisionamento, automação, monitoramento, entre outros, com a diferença de não ser dividida com outras empresas.
Todavia, os investimentos são altos.
Nuvem Híbrida — A nuvem híbrida mescla os dois modelos anteriores, visando extrair o melhor de ambos e desempenhar funções distintas dentro de uma mesma organização.
Se por um lado as nuvens públicas oferecem mais escalabilidade do que as privadas, estas por sua vez são mais recomendadas para armazenagem de dados críticos.
Logo, é possível maximizar as eficiências por meio dessa mescla, conforme as necessidades da empresa.
Agora vamos ao que realmente importa em cloud computing.
Como se Preparar para o Mercado de Cloud Computing?
Muitos profissionais, da área de Infraestrutura de TI, estão se sentidos ameaçados com a popularização do cloud computing, o mercado de trabalho de TI também sofrerá algumas mudanças.
Muitos profissionais de Infraestrutura de TI não serão mais necessários para gerenciar questões operacionais das empresas, ou seja, quanto mais as instituições utilizarem o serviço de cloud, menos dependentes serão desses técnicos.
Por outro lado, o mercado terá uma necessidade de encontrar pessoal capacitado em cloud computing para ajudar as empresas a migrarem para as nuvens e fazerem os acompanhamentos.
Uma função que deve ganhar força nos departamentos internos das corporações é o Especialista em Cloud Computing.
Os cursos de MBA/Especializações serão uma excelente oportunidade para os atuais profissionais da área de infraestrutura de TI se prepararem para essa nova realidade do mercado de cloud computing.
Então, não perca tempo faça logo um MBA nessa área.
Quais benefícios o cloud computing proporciona?
Primeiro, tenha em mente que o Cloud Computing é importante não apenas em termos de economia financeira, mais também em relação a própria estratégia de sobrevivência da sua empresa.
Afinal, é fundamental que cloud possa reverter em benefícios para seu negócio.
É fácil perceber que a Cloud Computing, atualmente, já é um dos pilares da área de TIC
As principais vantagens geradas pela computação em nuvem: é sem dúvida qualquer organização ter um maior poder de computação e armazenamento sem ter que fazer grandes investimentos em Infraestrutura de TI.
Se uma empresa pretende ter a uma grande infraestrutura de TI equivalente a um provedor de cloud, ela precisaria investir milhões de dólares – sem contar os custos recorrentes.
Sim. É muita coisa. Mas agora você vai entender como isso tudo funciona.
Como o Cloud Computing funciona?
A computação em nuvem pode ser integrada ao ambiente corporativo com vários objetivos.
Identificando os principais pontos que necessitam de melhoria, o gestor de TI conseguirá escolher as melhores soluções de acordo com as suas necessidades.
Virtualização de servidores
Caso o negócio esteja buscando uma forma de ampliar a capacidade e a disponibilidade de seus servidores de TI, por exemplo, a virtualização na nuvem é o investimento ideal.
Essa solução dará ao negócio mais capacidade para gerenciar os seus sistemas e proteger as suas ferramentas de ataques e vulnerabilidades da infraestrutura de TI.
Substituição da compra de licenças pelo uso de software como serviço
O licenciamento de softwares via modelos como o SaaS (Software as a Service) facilita a redução de custos e o aumento da capacidade operacional do negócio.
Os gestores poderão controlar gastos e planejar melhor seus investimentos sabendo que o nível de desperdícios será reduzido.
Plataformas de desenvolvimento de software
Quem trabalha com desenvolvimento de softwares pode contratar uma infraestrutura personalizada para testar as suas ferramentas.
Elas serão configuradas sob medida, garantindo maior precisão durante a busca por falhas de software.
Armazenamento de dados
Ferramentas de cloud storage facilitam o trabalho de equipes com mais integração.
Os profissionais podem colaborar continuamente durante a execução de projetos internos ao serem capazes de compartilhar arquivos utilizando um ambiente seguro e com alto nível de controle.
Acesso a sistemas de gestão
O uso de sistemas de gestão na nuvem impacta diretamente os processos de tomada de decisão.
Os profissionais atuam com dados mais precisos sobre o estado do negócio, as suas análises levam em consideração um número maior de registros, o que é crucial para identificar corretamente boas oportunidades de investimentos.
Nesse contexto, o Cloud Computing parte da premissa de que, quanto mais você souber sobre qualquer assunto, ou negócio, maior é a probabilidade de obter insights confiáveis e fazer previsões assertivas sobre o futuro do negócio.
Para entender todos esses dados, os projetos de cloud computing geralmente usam análises de ponta, envolvendo inclusive inteligência artificial.
E olha só quem tira proveito desse processo todo nos negócios:
Quem usa Cloud Computing?
Até aqui você já viu o que é o Cloud Computing, como funciona e qual a sua importância. Então, é hora de saber quem utiliza essa solução.
É o seguinte: existem vários usos de Cloud Computing. Inclusive, a sua empresa pode se beneficiar dessa ferramenta, se você quer saber.
Cresce investimento em computação em nuvem no Brasil
A computação em nuvem, em seu original, é uma tecnologia cuja adoção cresce diariamente em todo o mundo. Isso, por sua vez, levou a um aumento dos investimentos no Brasil.
De acordo com o estudo “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, feito pela BSA com 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação (TI) mundial, o Brasil saltou da 22ª posição em 2016 para a 18ª em 2018.
O indicativo é positivo. Pois mostra que o país investe em uma tecnologia que revolucionou a comunicação pela internet e ainda tem um potencial enorme, embora ainda haja alguns percalços que impeçam um crescimento maior.
Entenda melhor do que se trata a computação em nuvem, como está seu investimento no Brasil e no mundo e o que isso representa, nas seguintes áreas:
Saúde
Aqui, o Cloud Computing é usado extensivamente para armazenar o histórico de saúde do paciente. Essa área necessita de espaços para armazenagem de grandes volumes e dados.
Dessa forma, os profissionais da saúde podem acessar todos esses dados para ver o histórico de um paciente, analisar a sua condição e evitar falhas no diagnóstico, tudo em tempo real e de qualquer lugar com acesso a internet.
Educação
Ao analisar e cruzar dados, o Cloud Computing consegue fornecer insights sobre o desempenho dos alunos, quais deles estão em risco e quais estão progredindo adequadamente.
Isso permite que os profissionais da edução sejam proativos e tomem ações para corrigir as falhas no processo de educação.
Setor público
Os governos e órgãos públicos podem alcançar uma gestão mais efetiva ao analisar dados de forma transparente, desde que respeitando a privacidade de cada indivíduo.
Um exemplo de sucesso, o Governo do Estado do Ceará é o pioneiro no uso da computação nas nuvens. E está paulatinamente transferindo todos os seus sistemas para as nuvens.
Bancos
Assim, as tecnologias de Cloud Computing são usadas por esse segmento para devido ao seu grande volume de dados e sistemas envolvidos.
Vendas
Ao analisar as informações do histórico do cliente, você consegue ajustar a sua abordagem para alinhá-la com as necessidades de cada cliente e garantir que eles continuem fazendo mais negócios com você.
Para quem trabalha com vendas, ainda que não no varejo, mas no mercado B2B, essa aplicação também está valendo.
E isso tudo é possível graças aos chamados- padrões de consumidores…
Todas as demais características do Cloud Computing não terão sentido se você não der o valor comercial adequado aos dados.
Tipos de dados do Big Data com Cloud Computing
Além da categorização dos dados expliquei no início desse texto, existem ainda 3 tipos de dados, não relacionados ao seu caráter estrutural.
São eles:
- Social data: a forma como uma pessoa pesquisa no Google, comenta ou compartilha alguma publicação no Facebook, por exemplo, serve de base para analisar o comportamento do usuário para garantir uma melhor experiência futura.
- Enterprise data: enquanto o primeiro está relacionado aos dados sociais, esse tipo de dado é fornecido pelas próprias empresas, como dados financeiros, sobre a produtividade da equipe, entre outros.
- Personal data ou data of things: está relacionado ao tipo de informação gerada por meio de objetos, como uma TV e um smartphone conectados na mesma rede de internet e comunicando entre si, além de informações sobre o trânsito em tempo real baseada em dados de aplicativos, como o Waze.
Exemplos de uso do Cloud Computing e Big Data
Pronto. Agora é hora de ver como todo esse processo acontece na prática. Por isso eu trouxe alguns exemplos de uso do Cloud Computing e Big Data.
Netflix
É com base nos hábitos de visualização e preferências declaradas de um cliente que a tecnologia de cloud e big data e da plataforma de streaming conseguem fazer recomendações de filmes e séries.
Elas variam de acordo com o perfil de cada usuário.
Além disso, os padrões de tráfego também são analisados, como os tipos de dispositivos e as localidades de acesso.
Tudo ajuda a melhorar a confiabilidade das próximas recomendações.
Spotify
Assim como no caso do Netflix, o mecanismo de Big Data do Spotify cruza preferências e histórico de cada conta para indicar novas músicas, artistas, playlists, entre outros recursos.
A playlist “Descobertas da Semana” é um bom exemplo disso.
E-commerce
Você provavelmente já entrou na página de um produto e viu outras opções de itens relacionados a ele.
Ou então aquela clássica recomendação “outras pessoas que compraram esse produto também levaram esse…”
Ou ainda, se não efetuou a compra e navega em outro site diferente, se depara com um anúncio de desconto daquele produto que você acabou de olhar.
Isso tudo a Cloud Computing facilita o uso do Big Data.
Com base nas páginas de produtos que você visitou, a tecnologia cruza dados sobre seu comportamento no site e possibilita a aplicação de técnicas para aumentar as vendas, como remarketing, cross selling e upselling.
E ai o que você pensa agora sobre Cloud Computing?
Você acabou de ver que o Cloud Computing permite que a sua empresa seja capaz de crescer sem se preocupar com a área de TI que geralmente é um fator limitante no crescimento das organizações.
Eu te mostrei que a computação nas nuvens é o conceito que abrange não somente a parte da infraestrutura de TI mais também a parte estratégica da empresa.
Além disso, agora você sabe qual é a importância do cloud computing, como ela funciona, e como as empresas devem se preparar para esses novos desafios.
E ainda te dei alguns exemplos de como esse conceito acontece na prática.
E você, já sabia o que rolava por trás da cloud computing de todas essas informações disponíveis? Me conta aí nos comentários!
Caso você queira ser um especialista em Cloud recomendo o MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr.
Clique agora no link para conhecer o MBA: http://bit.ly/MBA-ARQUITETURA-CLOUD-COMPUTING
AUTOR
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais Lucrativa. Coordena o MBA em Cloud Computing do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 44ª Turma.
Contatos do autor
- (85) 9.9921-1675
- E-mail: [email protected]