Existe um Provérbio Africano que diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado.”
O provérbio sugere que precisamos das pessoas para ter sucesso na vida ou nos nossos empreendimentos-projetos.
No livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, exemplifica que o sucesso de um profissional liberal, muitas vezes, depende da sua rede de relacionamentos (partes interessadas). Um exemplo citado livro: fala que o sucesso de um estilista de moda está diretamente ligado à sua rede de relacionamentos, isto e, das partes interessadas (Figura 1).
Todavia, é sempre bom lembrar que nos nossos empreendimentos-projetos sempre existem pessoas que influenciam positiva ou negativamente. Isso que dizer que todos os projetos que vamos implementar sempre terá pessoas que serão impactadas positivamente e negativamente.
Vamos entender o que, é de fato, Gerenciamento das Partes Interessadas em um empreendimento-projeto.
O gerenciamento, de forma profissional, das partes interessadas pode ser o divisor de águas entre fracasso e sucesso em suas empreitadas.
Eu tive a oportunidade de trabalhar mais de três décadas em uma instituição financeira, e pude verificar que os meus colegas que cresceram profissionalmente, em sua maioria, construiu uma networking importante.
Figura 1: Quem pode ser uma parte interessada em um projeto.
De acordo com o Guia PMBOK ® 6ª Edição (Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) uma das primeiras coisas que você tem que fazer ao iniciar um empreendimento-projeto é identificar as partes interessadas.
Em seguida, você deve montar uma Matriz de Poder x Interesse das partes interessadas (Figura 2).
Essa ferramenta mapeia a relação entre poder e interesse das Partes Interessadas ao longo de um empreendimento-projeto. No exemplo abaixo, mostra-se uma matriz de 3×3 em que se apresenta a distribuição das partes interessadas entre os níveis Alto, Médio e Baixo nos eixos de Poder e Interesse (Figura 2). Isso que dizer, por exemplo, se uma pessoa tem poder sobre o seu projeto-empreendimento e tem interesse mantenha essa pessoa satisfeita.
Em seguida, monta-se uma estratégia de ação. Por exemplo, imagine um projeto de “abertura de uma pizzaria”, quais poderiam ser as partes interessadas positivamente e negativamente?
Após a Identificação e Análise Qualitativa das partes interessadas em relação ao Poder x Influência, chega-se à matriz abaixo:
Figura 2: Matriz de poder versus interesse.
Na Figura 2 fica claro que se deve investir tempo e recurso, monitorando de perto quem tem poder e interesses altos. Conhecê-los é importante para que você descubra sua maneira de comunicar-se, de fazer um gerenciamento eficiente.
Para se fazer um gerenciamento profissional das partes interessadas de um empreendimento-projeto, de acordo com o PMBOK® 6ª Ed (PMI, 2017), deve-se identificar as pessoas, os grupos ou as organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto.
Também, deve-se analisar as expectativas, os anseios e os desejos das partes interessadas e seu poder no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto.
MEDIDAS DE SUCESSO DO PROJETO
Muitas vezes o sucesso do projeto é medido pelo atingimento da estratégia organizacional e à entrega de resultados do negócio. Esses objetivos do projeto podem incluir o atingimento da satisfação das principais partes interessadas.
A equipe do projeto precisa ser capaz de avaliar a situação do projeto, equilibrar as demandas e manter uma comunicação proativa com as partes interessadas a fim de entregar um projeto bem-sucedido.
Veja a seguir o que o novo Guia PMBOK® sugere a respeito do Gerenciamento das Partes Interessadas.
CONCEITOS-CHAVE DO GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO
Todos os projetos têm partes interessadas que são afetadas ou podem afetar o projeto de forma positiva ou negativa.
A habilidade do gerente de projetos e da equipe para identificar corretamente e engajar todas as partes interessadas de maneira apropriada pode fazer a diferença entre o êxito e o fracasso do projeto.
Para aumentar a probabilidade de êxito, o processo de identificação e engajamento das partes interessadas deve começar assim que possível após que o Termo de Abertura do Projeto ter sido aprovado, o gerente do projeto tiver sido designado e a equipe começar a ser formada.
A satisfação das partes interessadas deve ser identificada e gerenciada como um objetivo do projeto.
A chave para um engajamento eficaz das partes interessadas é o foco na comunicação contínua com todas as partes interessadas, incluindo os membros da equipe, para entender suas necessidades e expectativas, abordar as questões conforme elas ocorrem, administrar os interesses conflitantes e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas com as decisões e atividades do projeto.
TENDÊNCIAS E PRÁTICAS EMERGENTES NO ENGAJAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO
As tendências e práticas emergentes para Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto incluem, mas não estão limitadas a:
- Identificar todas as partes interessadas, não apenas um conjunto limitado;
- Garantir que todos os membros da equipe estejam envolvidos em atividades de engajamento das partes interessadas;
- Consultar as partes interessadas que são mais afetadas pelo trabalho ou pelos resultados do projeto com o conceito de criação conjunta; e
- Captar o valor do engajamento das partes interessadas, tanto positivo como negativo.
CONSIDERAÇÕES SOBRE TAILORING (ADAPTAÇÃO)
Como cada projeto é único, o gerente do projeto precisará adaptar a forma como os processos de Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto são aplicados. As considerações para a adaptação incluem:
- Diversidade das partes interessadas. Quantas partes interessadas existem? O quanto é diversificada a cultura dentro da comunidade de partes interessadas?
- Complexidade de relacionamentos com as partes interessadas. O quanto são complexos os relacionamentos dentro da comunidade de partes interessadas?
- Tecnologia de comunicações. Quais tecnologias de comunicações específicas estão disponíveis? Quais mecanismos de apoio estão implementados para garantir que o melhor valor seja obtido com a tecnologia?
CONSIDERAÇÕES PARA AMBIENTES ÁGEIS/ADAPTATIVOS
Os projetos que experimentam um alto grau de mudança requerem engajamento e participação ativos com as partes interessadas.
Com frequência, o cliente, o usuário e o desenvolvedor trocam informações em um dinâmico processo co-criativo que leva a mais envolvimento das partes interessadas e satisfação mais alta.
Os métodos ágeis promovem transferência de informações efetivas. O objetivo é identificar o mais rápido possível qualquer erro de alinhamento, dependência ou outra questão relacionada às mudanças do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Muitas vezes o gerenciamento da networking, partes interessadas, em projetos é relegada a segundo plano. Todavia, está claro e evidente que a gestão das partes interessadas é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações.
É por meio dela que se conseguem obter diferentes benefícios, que vão desde a satisfação dos membros da equipe do projeto e da superior administração.
Isso significa que as técnicas utilizadas impactam diretamente todos os setores das empresas e podem ser decisivas para a melhoria do ambiente de trabalho, além de contribuírem para o aumento da vantagem competitiva.
Mesmo assim, ainda há muitas organizações que desconhecem as vantagens do gerenciamento de projetos de forma profissional, em especial, do gerenciamento das partes interessadas.
Confira a seguir os principais benefícios do gerenciamento das partes interessadas:
As empresas buscam ter bons resultados e, muitas vezes, não os alcançam. Isso pode acontecer porque não se tem clareza de quais são os objetivos a serem conquistados e o envolvimento adequado das partes interessadas.
Cabe aos gerentes de projetos fazer um alinhamento da equipe do projeto com as metas organizacionais e individuais, e trilhar no mesmo caminho, impulsionando as pessoas ao alcance de tais propósitos.
Assim, fica claro que gerenciamento das partes interessadas pode trazer diversos benefícios para a sua organização. Não se esqueça de utilizar essas técnicas desde o planejamento até a execução final de seus projetos.
Gostou de conhecer os benefícios do gerenciamento das partes interessadas para a sua empresa? Aproveite e curta o artigo e compartilhe com seus amigos.
Todavia, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos veja o meu artigo “Por que o Gerenciamento de Projetos é um Fator de Sucesso nas Organizações?”.
Autor
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 36ª Turma.
Contatos do autor
- (85) 9.9921-1675
- E-mail: [email protected]
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REFERÊNCIAS
PMI. Um Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.