Você sabe o que leva uma pessoa a adquirir um produto ou serviço ou um resultado?
As pessoas não compram produtos ou serviços ou resultados e sim os benefícios que cada produto ou serviço pode trazer para elas.
Então, antes de você pensar em oferecer um produto ou serviço faça a seguinte pergunta: Quais serão os benefícios oferecidos pelo meu produto, serviço, projeto para os clientes?
Benefícios são aquelas características dos produtos e serviços que solucionam os problemas dos clientes. Quanto mais se entender os problemas dos clientes, maiores as chances de agregar valor.
Para criar valor para os clientes é preciso entender quais são suas necessidades, desejos e anseios, para que se possa oferecer o que eles de fato querem.
Devido a importância desse tema o PMI® – que é a maior associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, em seu último Guia de Gerenciamento de Projetos – PMBOK® sexta edição, acrescentou o tópico: Gerenciamento dos benefícios e sucesso do projeto.
Projetos
Projetos são iniciados para concretizar oportunidades de negócios que estejam alinhadas com as necessidades dos clientes. Antes de iniciar um projeto, são descritos os objetivos do projeto, o investimento necessário, e critérios financeiros e qualitativos para o sucesso do projeto.
Um gerente experiente, em seus projetos, lembra de fazer um plano de gerenciamento de benefícios. Nele descreve como e quando os benefícios do projeto serão entregues, e como serão medidos.
O plano de gerenciamento de benefícios pode incluir o seguinte (PMI, 2017):
- Benefícios desejados. O valor de negócio tangível e intangível a ser obtido com a implementação do produto, serviço ou resultado.
- Alinhamento estratégico. Como os benefícios do projeto apoiam e se alinham com as estratégias de negócios da organização.
- Cronograma para realização dos benefícios. Benefícios por fase: curto prazo, longo prazo e contínuos.
- Proprietário dos benefícios. A pessoa ou grupo responsável, que monitora, registra e reporta os benefícios realizados ao longo do cronograma estabelecido no plano.
- Métricas. As medições diretas e indiretas usadas para mostrar os benefícios realizados.
O êxito do projeto é medido em relação aos objetivos do projeto e aos critérios de sucesso. Em muitos casos, o sucesso de um produto, serviço ou resultado não é conhecido até algum tempo depois que o projeto está concluído.
Por exemplo: um aumento na participação de mercado, uma redução nas despesas operacionais ou o sucesso de um produto novo podem não ser conhecidos de imediato quando o projeto é transferido para operações.
Considerações Finais
O Gerenciamento dos benefícios e sucesso do projeto é um plano do projeto que deve ser encarado com muita ênfase, principalmente, para que o cliente fique ciente dos possíveis benefícios que o projeto trará para ele.
Uma forma de conhecer as melhores práticas e ferramentas do Gerenciamento de Projetos é cursar um excelente MBA em Gerenciamento de Projetos.
Gostou de conhecer mais sobre a Gerenciamento dos Benefícios? Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar o artigo com seus amigos.
Agora, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos recomendo o nosso MBA em Gerenciamento de Projetos.
Autor
Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas. É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestores; e Na Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena a 17ª Turma do MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 40ª Turma.
Contatos do autor
(85) 9.9921-1675
E-mail: [email protected]
Referências
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 6a. Ed. – EUA : Project Management Institute, 2017.