MBA em Business Agility & Agile Project Management

Próximo Encontro

16 / setembro / 2023

Carga Horária

360 h/a

Turma

01

Formato

DA MBA

Modalidade

ao vivo pela internet

Disponibilização

das Aulas Gravadas

Horário

Dois sábados por mês, das 8:25 às 12:30

Aprenda com grandes líderes

PROFESSORES RENOMADOS

Estrutura

CURRICULAR

MÓDULO 1
BUSINESS AGILITY
  • Dinâmica de Integração.
  • Manifesto Ágil;
  • Filosofia Lean;
  • Estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia em organizações ágeis;
  • Processos Tradicionais.
  • Gestão em Empresas Ágeis;
  • Agilidade e Colaboração;
  • Arquitetura Corporativa: Processo, Produto e Pessoas.
MÓDULO 2
AGILE FRAMEWORK
  • Framework Scrum
  • Modelagem;
  • Ágil Eventos do Scrum;
  • Papéis em Scrum;
  • Estimativa com User Points;
  • Softskills do Scrum Master e
  • Product Owner;
  • Sprint Control.
  • Processo Kanban
  • Visibilidade Limitando WIP
  • Teoria das filas e Little’s Law
  • Fluxo contínuo e Cadência
  • Bugs, Tests & XP Practices
  • Responsabilidades e
  • funções de um Agile Coach;
  • Agile Coach Softskills;
  • Competências de um Agile Coach;
  • Mentoria para Tático;
  • Mentoria para Operacional;
  • Gestão de requisitos Gestão de Release;
  • Resumo da disciplina de Gestão de Projetos;
  • Processos Híbridos;
  • Decision Making;
  • Avaliando contexto vs. Framework Cynefin – uma ferramenta de solução de problemas.
MÓDULO 3
PRODUTO
  • Compromisso com os resultados esperados;
  • Stretching, que é o ato de se esforçar mais para alcançar um objetivo;
  • Alinhamento com a empresa e com stakeholders;
  • Monitoramento.
  • Experiência de usuário;
  • Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados;
  • Geração de alternativas;
  • Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários;
  • Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios;
  • Comunicação da ideia a clientes e usuários.
  • O que é uma Lean Inception;
  • Como alinhar pessoas e construir um produto certo;
  • Como facilitar uma Lean Inception;
  • Como criar um Produto Mínimo Viável (MVP)?;
  • Boas práticas de facilitação;
  • Todas as atividades que acontecem em uma Lean Inception para auxiliar um grupo de pessoas a criar o MVP:
  • Visão do produto; É – Não é – Faz – Não faz;
  • Personas;
  • Jornada de Usuários;
  • Brainstorming de Funcionalidades.
  • Elaboração de projetos;
  • O que é e por que realizar;
  • Organizações da sociedade civil;
  • Empreendimento planejado;
  • Alcançar objetivos específicos;
  • Limites de tempo;
  • Orçamento dados;
  • Ação organizada;
  • Recursos necessários;
  • Avaliação dos resultados;
  • Sistematizar;
  • Etapas cumpridas;
  • Principais deficiências;
  • Atividades previstas
  • Técnicas, procedimentos, metodologia, oportunidades, criatividade.
  • Desenvolver o termo de abertura do projeto;
  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
  • Orientar e gerenciar a execução do projeto;
  • Orientar e gerenciar a execução do projeto;
  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
  • Realizar o controle integrado de mudanças;
  • Encerrar o projeto ou fase.
  • Compreender e aplicar o gerenciamento do Cronograma;
  • Identificar o Cronograma de um projeto;
  • Compreender e aplicar o planejamento, execução, controle e monitoramento do Cronograma;
  • Compreender e aplicar o gerenciamento dos Custos;
  • Identificar os Custos de um projeto;
  • Compreender e aplicar o planejamento, execução, controle e monitoramento dos Custos.
  • Identificar os Riscos de um projeto
  • Compreender e aplicar o planejamento, execução, controle e monitoramento dos Riscos
  • Conceito de incerteza e risco
  • Risco no ambiente empresarial
  • Categoria de riscos
  • Importância da análise de risco em projetos
  • Processo de gerenciamento de aquisições em projetos;
  • Planejamento das aquisições no projeto;
  • Instrumento contratual;
  • Condução das aquisições;
  • Administração (o controle) das aquisições;
  • Encerramento das aquisições.
  • Planejamento de alto nível que abrange a iteração dos Sprints futuros;
  • Release Planning itens;
  • Datas de início e fim dos Sprints;
  • Product Backlog escrito e priorizado;
  • Velocidade Média do Time (envolve quantidade de pessoas no projeto)..
  • Identificar o objetivo de uma empresa e entender o que significa um projeto criar valor para os acionistas;
  • Elaborar o fluxo de caixa de um projeto;
  • Analisar os principais métodos de avaliação de viabilidade econômica de projetos, com ênfase especial no método de fluxo de caixa descontado;
  • Calcular o custo de capital do projeto utilizando o método de Gordon
  • Analisar o risco econômico-financeiro em projetos e os principais métodos utilizados para lidar com esse risco.
MÓDULO 4
PESSOAS
  • 5 estágios de desenvolvimento de grupos:
    • 1. Forming,
    • 2. Storming;
    • 3. Norming,
    • 4. Performing.
    • 5.Termination/Ending;
  • Lei de Metcalfe – Sinergia e entropia em redes e em times; e Lei de Reed;
  • A Lei de Metcalfe é a hipótese formulada em que “O valor de um sistema de comunicação cresce na razão do quadrado do número de usuários do sistema”;
  • Times ágeis, via de regra, possuem um teto de até 10 pessoas;
  • Quanto maior o número de participantes, maior a entropia inicial rumo à auto-organização e a sinergia;
  • Scrum tem-se a recomendação de times com média de sete, flutuando entre cinco e nove.
  • Planejar o gerenciamento das comunicações;
  • Método 5W2H adaptado para análise (6W2H);
  • Cultura e estrutura organizacional;
  • Considerar os interesses individuais e de grupo, seus conflitos e repertórios;
  • Validar o plano com os interessados;
  • Determinar mecanismos de feedback e resolução de conflitos;
  • Garantir meios adequados para resolução de problemas, distribuição de informações e controle de mudanças;
  • Modelos e boas práticas de comunicação;
  • Preparar plano de comunicação.
MÓDULO 5
TCC: TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO
  • Como elaborar um artigo científico;
  • Tipos de pesquisa;
  • Projeto de pesquisa científica;
  • Aplicação do projeto de pesquisa;
  • Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa;
  • Relatório de pesquisa;
  • Artigo Científico ou Relato de experiência.

Por que é o MBA em

Business Agility & Agile Project Management?

O MBA em Business Agility & Agile Project Management é uma oportunidade única para profissionais e líderes empresariais que buscam aprimorar suas habilidades e aumentar a eficiência e agilidade de suas equipes e projetos.

Com uma abordagem prática e orientada para resultados, este MBA apresenta as melhores práticas e técnicas de gerenciamento de projetos ágeis e gestão de negócios ágeis, preparando os alunos para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades do mercado em constante mudança.

Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em casos reais e simulações de negócios, desenvolvendo habilidades em liderança, comunicação, resolução de problemas e colaboração em equipe.

Além disso, o corpo docente é composto por especialistas e profissionais experientes em gerenciamento de projetos ágeis e gestão de negócios ágeis, garantindo aos alunos uma formação de alta qualidade.

O MBA em Business Agility & Agile Project Management é indicado para profissionais de TI, gerentes de projetos, líderes de equipe, empreendedores e profissionais de negócios em geral que desejam se destacar em suas carreiras e contribuir para o sucesso de suas empresas.

Além disso, este MBA é uma ótima opção para empresas que buscam capacitar sua equipe e aprimorar a agilidade e eficiência de seus projetos e processos.

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