Como atingir uma meta ou um objetivo?

Como atingir uma meta ou um objetivo?

Por Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho

Antes de responder a essa dúvida, gostaria de fazer outra pergunta: Por que algumas pessoas conseguem resultados excepcionais e outras não?

Vou responder a primeira questão: Para se atingir uma meta ou um objetivo o primeiro passo é se ter um sonho, perante o sonho, então, determine-o objetivos e em seguida metas.  Você apenas precisa ter uma ideia do que quer que aconteça, em seguida, encontrar uma maneira de chegar cada vez mais perto de seu sonho.

Para que o seu sonho se torne uma realidade ele dever ser muito claro e específico. Associado ao sonho escreva objetivos e metas, isso mesmo, escrever literalmente em um papel, de preferência com uma caneta ou um lápis.

 

escrever-com-caneta

Pergunte onde você está hoje e onde pretende chegar. Por exemplo, imagine que seu sonho é ter uma vida saudável e desfrutá-la com os amigos, familiares e poder ajudar as pessoas ao seu redor.

Agora, determine os seus objetivos associados aos seu sonho, por exemplo, Quero ter uma alimentação saudável; Praticar exercícios físicos; Dormir de 7 a 8 horas por dia; Manter-se bem hidratado etc.

Nesse momento, vamos determinar as  metas associadas aos objetivos: Até o final do mês realizar uma consulta com uma nutricionista; Realizar exames médicos e contratar um personal treiner até o final do mês; Organizar a minha agenda diária para que possa dormir de 7 a 8 horas, até o final da semana; Eu quero emagrecer 5 quilos em seis meses.

Como se pode notar as metas têm que ser bastante específicas, inclusive têm que ter um prazo.

Bem, para que você implemente seu sonho/empreendimento, há necessidade da elaboração de um bom planejamento que abranja um delineamento preciso dos objetivos a serem alçançados.

“Sem um planejamento estratégico ninguem sobreviverá nesses tempos globalizados’. Michael Porter.

Os estudiosos da ciência da Administração, notaram que você deve transformar o seu sonho em um Projeto. Mas, afinal o que é um projeto? É algo que você pretende realizar em um tempo finito. Isto é, um projeto tem início, meio e fim bem determinados.

Antes de eu falar mais sobre a Ciência do Projeto deixe eu responder a segunda pergunta: Por que algumas pessoas conseguem resultados excepcionais e outras não? Uma das possibilidades das pessoas que conseguem resultados expcepcionais é encarar seu sonho/empreendimento como um Projeto.

Depois que você determinou o seu sonho/empreendimento, agora transforme-o em um projeto. E para que um projeto tenha melhores chances de sucesso começe pelo Planejamento. Como? É só perguntar a si mesmo:  “o que precisa fazer para alcançar a meta, quais obstáculos precisam ser superados, quem pode ajudar, quem pode atrapalhar, que competências precisarei desenvolver…”

O passo seguinte, e talvez o mais importante – Ação: começar, colocar em prática, ter a iniciativa de fazer algo de concreto, por menor que seja. O importante aqui é fazer a roda começar a girar, mesmo que devagar.

Pesquisadores têm encontrados padrões que geralmente estão associados as pessoas de sucesso:

  • Saber exatamente o que deseja conquistar e por quê. Essa clareza dá forças nos momentos de dificuldade;
  • Definir metas que devem ser cumpridas para chegar aos objetivos;
  • Organizar a sua vida para incluir o cumprimento das etapas, que podem ser subdivididas em metas mensais, semanais e diárias. Dessa forma, cada tarefa terá seu lugar na rotina, e isso facilita a execução;
  • Planejar as metas detalhadamente. Isso permite que você saiba exatamente o que precisa fazer a cada momento;
  • Cumprir o que foi planejado, sem questionar;
  • Rever o planejamento periodicamente. Nesse momento, você vai observar se o que idealizou é possível e está sendo cumprido ou precisa de ajustes.

Existem Métodos Consagrados, não podemos querer reinventar a roda, temos que partir de métodos já testados e aprovados, por exemplo: muitas pessoas perguntam-se sobre o real valor e a aplicabilidade dessa tal “Gerência de Projetos” em seus empreendimentos. Você também já deve ter se perguntado: até onde vale a pena investir tempo e dinheiro para garantir um bom gerenciamento de projetos? A mesma questão já foi formulada repetidas vezes por pessoas envolvidas em empreendimentos das mais diferentes complexidades – estudar para um concurso ou até a construção de um navio. Tudo bem, mas, onde começou tudo isso? Por que está em moda a gerência de projetos?

Existe nos EUA, o PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos, sem fins lucrativos, que vem há mais de 46 anos estudando e padronizando o gerenciamento de projetos para que as organizações e as pessoas consigam projetos mais eficientes e com maior probabilidade de sucesso. O PMI produziu um livro com as melhores práticas do gerenciamento de projetos, a saber, o PMBOK – Um Guia do CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS, que contem as melhores práticas e recomendações para o gerenciamento de projetos eficientes.

Para que as pessoas estudem e provem que tenham conhecimentos em Gerenciamento de Projetos o PMI elaborou exames de certificações em Gerência de Projetos. Você estuda, se prepara e faz o exame e caso seja aprovado recebe uma Certificação, como por exemplo, a de PMP® – Profissional de Gerenciamento de Projetos. Que por sinal, o profissional que tem uma certificação em gerência e projetos é muito valorizado no mercado de trabalho atual.

Chegamos ao cerne da questão. Você deve encarar a realização de seu sonho como um Projeto, nada mais sensato do que realizá-lo com excelência. Na verdade, não se gerencia projetos por gerenciar. O que realmente se espera é uma melhor eficiência e eficácia dos nossos empreendimentos.

Em função disso, talvez uma outra ótica para se ver gerência de projetos e observar as recomendações da Administração que diz um bom gerente de projetos deve se preocupar com as fases de Planejamento, Execução e Controle dos projetos.

É esse o objetivo de se ter projetos bem gerenciados! Diminuir incertezas, e aumentar a probabilidade de êxito do seu projetos.

Um projeto, antes de tudo, é constituído por pessoas. Fazer com que essas pessoas sintam-se bem e cresçam em torno de um objetivo comum também é um indicativo de sucesso. Multiplique isso por um ambiente de característica passageira, como o de um projeto, que tem data de início e data de fim,  e veremos a importância do conhecimento e da experiência necessários para um gerente de projetos. Outro indicativo é o aprendizado armazenado para projetos futuros: as chamadas lições aprendidas. Não faz sentido errar duas vezes.

Uma maneira de você conhecer melhor a área de gerenciamento de projetos é fazer cursos sobre gerenciamento de projetos, hoje em dia, você encontra cursos de curta duração e até MBA em Gerenciamento de Projetos.

Então para você atingir suas metas e objetivos encare isso como um projeto e faça acontecer.

Escreva abaixo os seus comentários diga se gostou ou se não gostou. E lembre-se de compartilhar com seus amigos.

3 Comments

  • Flávio Aurélio Fernandes Soares
    Posted 20 de September de 2016 14:14

    Interessantíssimo! Torna o sonho palpável!
    Embora já tinha ouvido tal raciocínio, se preparar p/ Gerenciar um Projeto faz-nos sair de uma Gestão Amadora p/ uma Gestão Profissional.
    Parabéns. Muito enriquecedor.

    • Professor Bezerra@bsbr.com.br
      Posted 20 de September de 2016 17:07

      Flavio muito grato pelo feedback

  • Diego
    Posted 20 de September de 2016 16:31

    Excelente texto! As pessoas de sucesso devem ter determinação, foco e planejamento! Muito bom!

Leave a comment