7 MANEIRAS DIMINUIR OS CUSTOS CLOUD COMPUTING

7 PRINCIPAIS MANEIRAS DE DIMINUIR OS CUSTOS NA ÁREA DE TI COM CLOUD COMPUTING

Em época de crise todos as empresas têm como principal estratégia reduzir os custos, isso é uma realidade.  Cada setor recebe uma ordem do seu superior administrativo para apresentar propostas de redução concreta das despesas.

Hoje em dia, a infraestrutura de TI das empresas são caras e demandam custos mensais crescentes. Essa realidade faz com que os processos sejam aprimorados, feitos com muito mais agilidade e segurança.

É fácil perceber que a Cloud Computing, atualmente, já é um dos pilares que pode ajudar a área de TI a ser mais econômica.

Vamos analisar as sete principais vantagens do Cloud Computing:

  1. Uma maneira de se minimizar os custos da TI é migrar parte das soluções para a computação em nuvens.
  2. Da mesma forma, pode-se economizar nas compras, nas licenças de softwares, bem como não será necessário desperdiçar tempo para instalações dos softwares nas máquinas.
  3. Outra forma de se economizar é a realização de um acordo de serviços (SLA) e pagar apenas pelas funcionalidades que serão usadas, pelo período em que elas são usadas — o chamado modelo SaaS.
  4. De acordo com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, dos EUA, pode-se economizar tendo uma redução nas contas de energia de até 67%. Isso aconteceria, simplesmente, devido à abolição do uso de servidores físicos, o que resultaria também em vários benefícios. A energia elétrica tem se tornado um problema de ordem mundial, então é obrigação de todos nós fazermos o possível para reduzir o consumo desse importante insumo que por sinal é muito caro. Com a computação em nuvem se poderá economizar energia elétrica, por exemplo, muitas empresas têm um parque tecnológico em que alguns servidores ficam a maior parte do tempo ociosos e desperdiçando energia.
  5. Você já parou para pensar em quanto custa manter a sua infraestrutura de ti mantida internamente nos períodos em que a sua operação está parada, tais como, noite, finais de semana e feriados?
  6. A mão de obra especializada requerida para o gerenciamento e controle da área de TI é muito cara e com a computação em nuvens você poderá diminuir os custos da sua folha de pagamentos.
  7. Outro problema é o crescimento das necessidades de aumento da capacidade de processamento dos dados e das informações, tanto sem aumento do negócio da empresa ou mesmo quando da ampliação do negócio, por exemplo, na abertura de um novo departamento na empresa.  Sabe-se quanto mais demanda por tecnologia, mais pessoal especializado é preciso contratar.

Outra grande vantagem que o cloud computing pode contribuir é que além ajudar a diminuir os custos é tornar a equipe de TI menos operacional e mais estratégica. Isto é, a equipe não desperdiçará seu tempo em tarefas que não são relevantes. Usará o tempo para ajudar nas tarefas estratégicas das empresas, tais como: vendas, analisar dados e extrair informações relevantes para tomadas de decisão que podem alavancar os resultados da empresa.

A área de TI dever ser mais analítica, mais estratégica, além de ajudar sua empresa a ganhar competitividade e produtividade.

Com a computação em nuvens muitos serviços poderão ser disponibilizados por servidores compartilhados, oferecendo a possibilidade de acesso a qualquer usuário conectado à internet.

cloud-computing

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1: Cloud Computing

Veja agora outros benefícios para as empresas que usam a cloud computing:

  • Segurança: Hoje os hackers estão cada vez mais invadindo as empresas e solicitando resgates para que as presas possam usar os seus próprios sistemas.  Para o uso da cloud computing para alcançar esse objetivo. Dentre os mais comuns, tem-se a segurança dos servidores físico da nuvem, a garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre ou ataques.
  • Escalabilidade: Uma tendência é que as empresas cresçam, é muito provável que a sua companhia cresça rapidamente. Porém, se a sua empresa possui a infraestrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, é possível que os seus planos de crescimento sejam impactados pelos prazos de upgrade de servidores e migrações de infraestrutura. Neste contexto, a escalabilidade com a cloud é rápida e imediata, isto é mais uma das vantagens do cloud computing, deixando o seu negócio bem mais flexível.
  • Disponibilidade: As vantagens do cloud computing é que de qualquer lugar que você tenha acesso a internet os seus dados estarão disponíveis, ou seja em suas mãos.
  • ROI – Return on Investment,  “Retorno sobre Investimento”: Como será cada vez mais a redução dos custos na implantação de cloud computing o retorno dos seus investimentos em tecnologia seja muito mais rápido. Desta forma, os executivos poderão dar mais atenção aos temas centrais da companhia. Com cada equipe focada nas prioridades do negócio, é ainda maior a probabilidade de sucesso nas suas iniciativas de tecnologia baseadas na nuvem.

Agora você tem três coisas a fazer: Achar que computação em nuvens não é uma realidade; Está consciente de a importância da Computação em nuvens, porém não fazer nada; Ou fazer a escolha inteligente e se matricular agora no MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing do Instituto de Capacitação Business School Brasil.

Clique agora no link para conhecer o MBA: http://bit.ly/MBA-ARQUITETURA-CLOUD-COMPUTING

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho

(85) 9.9921-1675

Deixe um comentário